Opinião/Informação:
Hoje acabei de ler as 20 páginas do PLANO do Omar dedicadas exclusivamente ao Zoneamento Econômico-Ecológico (ZEE) do Amazonas. E preciso reconhecer: o conteúdo é excelente. São 20 páginas muito bem estruturadas, da página 75 à 94. Se isso realmente for colocado em prática, teremos um novo Amazonas. O que considero equivocado continuarei apontando e usando meu espaço para defender o povo amazonense. O que preservou de verdade este estado e convive com os piores IDHs: os 4 milhões de habitantes do Amazonas. Mas também sei reconhecer aquilo que é positivo. Já disse e repito: se eu fosse candidato em 2026, o melhor slogan seria: “Amazonas pós-ZEE”, jamais o “Amazonas forte de novo“.
Quem tiver acesso a esse material e fizer uma leitura atenta inevitavelmente fará a seguinte pergunta: por que não fizemos isso antes?
Tenho minha resposta: até hoje, quem manda na área ambiental pública do Amazonas são os ongueiros — um grupo que nunca quis, e continua não querendo, tirar o ZEE do papel. Vale lembrar: o ZEE faz parte da Política Nacional do Meio Ambiente, mas segue ignorado por ongueiros, ambientalistas fake e até pela própria Marina Silva. Nem Eduardo, nem Omar, nem Wilson tiveram coragem de enfrentar esse sistema. Se calam diante dele. Não sei se Roberto Cidade, que assumiu agora, terá. O PLANO está muito bom. Mas só será executado de verdade se a SEMA deixar de ser controlada por ongueiros. O senador, que é pré-candidato ao governo precisa ser posicionar com relação a ONGs que atuam em Manaus, FAS. e IDESAM, que jogam contra o desenvolvimento real e sustentável do Amazonas. Espero que os outros candidatos sigam o mesmo caminho com relação ao ZEE do Amazonas, SEM ONGUEIRO POR PERTO.
THOMAZ RURAL








Um comentário sobre “O lado positivo do Plano do Omar: 20 páginas dedicadas ao ZEE, mas só vai sair se…..”
O Senador Omar pode até ter vontade de pontuar, mas falta no Amazonas quem financie este ZEE (só a logística custa uma fortuna). Por outro lado, faltam pessoas sérias que têm o conhecimento técnico com o necessário pensamento estratégico para conduzir estes trabalhos! Lembro do SPRN/PPG7, que iniciou os trabalhos em solo. Era o Dr. Wim Sombroek, velho cientista e general holandês, o único homem que teve a ousadia de executar algo parecido, mas teve que declinar devido à sua saúde. O Dr. Hans Krüger era quem, com muita rigidez alemã tentou fazer o Sul do Estado do Amazonas, mas ficou sem êxito. Tem que ser um Ditador, pois pelo sistema democrático parece inviável!