Opinião/Informação:
Está no Portal da Transparência do governo estadual. Não vou divulgar nomes de empresas, porque nunca foi e não é essa a minha intenção. Quero defender o PRODUTOR RURAL, objetivo maior da ADS.
O que me chama atenção — e deveria preocupar a gestão da ADS — é o registro de R$ 8 milhões em empenhos para eventos, enquanto produtores rurais continuam vendo sua produção se perder nos beiradões do Amazonas.
Recebi hoje essa informação de técnicos, presidentes de grupos formais, entidades e produtores, todos pedindo explicações sobre o motivo de tanto dinheiro destinado a festas e eventos. Um deles chegou a ironizar, sugerindo a troca de nome da ADS para ADE: Agência de Desenvolvimento de Eventos.
Na minha visão, a verdadeira “festa” — o verdadeiro “evento” — acontece quando o recurso chega ao bolso do produtor rural, que luta diariamente no sufoco para manter sua atividade.
Que a ADS reveja seu planejamento e concentre seus esforços em quem mais precisa: o homem e a mulher do campo, que produzem e sustentam a economia do nosso Amazonas continental. Em 2018, já havia alertado ao então candidato — e depois eleito governador — Wilson Lima que a ADS necessitava de mudanças profundas. Infelizmente, nada foi feito; ao contrário, a situação só piorou. Todos os dias recebo relatos do caos nas unidades locais do IDAM e da ADAF pelo interior do estado — em alguns lugares, falta até papel. É inaceitável gastar milhões com “eventos” enquanto ficam de lado as ações que de fato geram renda, emprego e alimentos nos 62 municípios.
É verdade que Wilson acertou em vários pontos do AGRO: a volta da EXPOAGRO e a construção do Novo Parque já seriam marcas importantes de sua gestão. Também tivemos avanços com os Planos Safra, Garantia Safra, Programa de Combate ao Desperdício e a subvenção em dia. Mas, até agora, o governo não conseguiu estancar os absurdos que saem da ALEAM em direção ao Sistema SEPROR, comprometendo políticas essenciais para quem produz no Amazonas. O espaço continua aberto à ADS ou qualquer outro órgão. Lembrando que este blog tem espaço para manifestação.
THOMAZ RURAL



