Opinião/Informação:
Do povo, do Amazonas ou das ONGs?
Aproveito o gancho de mais uma CHARGE do amigo Myrria, que ironiza a eterna enrolação em torno da BR-319, para levantar uma pergunta que considero necessária aos ex-governadores e hoje senadores Eduardo Braga e Omar Aziz. Ambos conhecem muito bem o tema, mas — na minha opinião, de forma estratégica — evitam se posicionar claramente sobre um ponto central dessa discussão.
Tenho observado que os dois parlamentares, que são pré-candidatos óbvios para 2026, têm feito cobranças públicas à ministra Marina Silva, mas curiosamente poupam o presidente Lula — tanto no governo atual quanto nos mandatos anteriores (Lula 1, 2 e agora no 3). Também silenciam quando se trata do papel de certos “observatórios” do Clima e da BR-319″ e organizações ambientalistas que ativamente trabalham contra o asfaltamento da BR-319, inclusive acionando a Justiça para suspender licenças já concedidas.
É direito deles serem candidatos, claro. Mas também é meu direito, como eleitor amazonense, questionar. E como cidadão atento, não esqueço da relação histórica que ambos têm com ONGs como a FAS e o IDESAM, que nasceram ou se fortaleceram em parcerias com o governo do Estado à época em que eles o comandavam.
Gostaria de saber se, em nome da coerência, eles vão finalmente se posicionar sobre essas ONGs ambientalistas, em especial sobre essas duas que travam o desenvolvimento do Amazonas e do nosso povo. Ou será que a aposta será em mais uma promessa reciclada para um eventual “Lula 4”, mantendo o silêncio conveniente e continuando a passar pano para organizações que historicamente têm dificultado o avanço da BR-319 e do Amazonas?
A população do Amazonas merece transparência, posicionamento claro, e compromisso com o desenvolvimento, não mais silêncio seletivo.
THOMAZ RURAL

https://www.oc.eco.br/institucional/quem-somos/#tab1

https://observatoriobr319.org.br



