Opinião/Informação:
No meu entendimento, a manifestação do professor Marcos Maurício faz sentido, e por esse motivo levo ao conhecimento dos leitores do Portal/Blog Thomaz Rural o que ele pensa sobre a BR-319 e as eleições de 2026.
A repavimentação da Rodovia BR-319 e o xadrez político.
Por Marcos Maurício *
Opinião
Em 8.6.2025
Os senadores Omar e Eduardo Braga, do Amazonas, foram – e são – ‘fiadores’ das promessas feitas pelo atual governo federal sobre a repavimentação da BR-319, a nossa Manaus-PortoVelho.
A narrativa de querer colocar a culpa do atraso no início das obras só na ministra Marina Silva não vai dar certo, pelo menos para esses dois políticos (Omar e Eduardo).
O fracasso no avanço da repavimentação do Trecho do Meio da BR-319 pode comprometer o projeto de candidatura ao governo do Amazonas, do Omar Aziz, e a própria reeleição do Eduardo Braga, ao senado.
E Davi Almeida, atual prefeito de Manaus, sabe muito bem disso.
Davi – a despeito da experiência de Omar e Eduardo, decanos da política amazonense – é quem conduz o tabuleiro do xadrez político, no Amazonas, para os cargos majoritários.
Davi consegue deixar Omar e Eduardo ansiosos e, consequentemente, mais suscetíveis a revelar suas estratégias, antecipadamente.
Davi, ao contrário, só fala o necessário.
No momento certo, Davi falará sobre a pauta da BR-319, sobre a proposta a ser apresentada ao legislativo para a criação, por lei, do Departamento de Estradas de Rodagem do Amazonas, que estará na minuta do plano de governo dele.
Davi sabe que o caminho para a repavimentação da Rodovia BR-319 é trazer essa demanda – serviços e obras de engenharia – para o estado do Amazonas, via convênio.
O DER-AM, uma vez criado , pode cuidar dos serviços de manutenção, sobretudo nos segmentos A e C, do Km 13 ao 178,50 e do 178,50 até o 250,7, por meio execução direta através de suas residências técnicas.
A própria execução das obras de reconstrução do trecho do meio (Kms 250,7 ao 656,4) – mantida a competência do IBAMA, obviamente, para licenciamento a obra – pode ser contratada pelo governo do Amazonas, via convênio.
Davi pode ser o governador que irá resgatar a infraestrutura rodoviária do Amazonas.
Para isso, precisará respeitar a técnica e, consequentemente, trazer a engenharia de volta.
Obs: não podemos esquecer que o DER-AM, no início da década de 70, foi o contratante da construção da Rodovia BR-319, inaugurada oficialmente em 27 de março de 1976. Somente após a inauguração, foi repassada para o antigo DNER, atual DNIT.
- o autor é professor universitário, engenheiro civil e advogado.