Semana do MEI 2025: Dia Especial reúne capacitação e oportunidades
_ Sebrae Amazonas celebra impacto do evento e reforça apoio aos microempreendedores individuais_
A Semana do MEI 2025, promovida pelo Sebrae Amazonas, chegou ao seu momento mais esperado nesta quinta-feira (29/05) com a realização do Dia Especial, um evento exclusivo que reuniu capacitações, oportunidades estratégicas e networking entre microempreendedores individuais (MEIs) e grandes empresas. O evento aconteceu no Sesi Clube do Trabalhador, proporcionando um ambiente dinâmico para troca de experiências, acesso a serviços financeiros e estratégias para o crescimento dos negócios.
A programação contou com a presença de parceiros como Ademicon, Murano, Cartórios de Protesto AM, Visa, Conselho Regional de Contabilidade (CRC-AM), Correios, Frente Parlamentar de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Amazonas, CDL, Santander, Banco da Amazônia, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), Coca-Cola, Centro Único das Favelas (Cufa), S2BTI e M& Nunes.
Além disso, a Bemol esteve presente com soluções exclusivas para impulsionar os negócios dos MEIs, destacando oportunidades financeiras e ferramentas estratégicas para a gestão empresarial.
O evento também foi palco de palestras inspiradoras, incluindo a apresentação do comunicador e especialista em vendas Ciro Bottini, que compartilhou sua trajetória no marketing e na comunicação, trazendo dicas práticas para os MEIs alavancarem seus negócios.
“Eu amo falar com pequenos e médios empresários, trocar experiências e transmitir dicas práticas. Quero que amanhã cedo eles já coloquem em prática o que aprenderam, porque eu tenho certeza de que isso trará resultados incríveis” disse Bottini.
O evento contou ainda com a participação da empresária Sheila Carvalho, fundadora da Sheila Cintas, além de um talk show sobre o programa Empretec, com Isabelle Nogueira e Michel Oliveira, mediado pelo consultor Celson Oliveira.
A diretora-superintendente do Sebrae Amazonas, Ananda Pessôa, celebrou o impacto da iniciativa, reforçando o papel do Sebrae na formalização, capacitação e crescimento dos negócios locais.
“O Sebrae sente muito orgulho de ter participado desde a concepção dessa política pública, que já tirou milhões de brasileiros da informalidade. Aqui no Amazonas, temos 110 mil MEIs, e dedicamos esta semana inteiramente a eles, oferecendo capacitação, orientação e acesso a crédito para o desenvolvimento de seus negócios”, destacou.
A diretora técnica do Sebrae Amazonas, Lamisse Cavalcanti, reforçou a relevância dos MEIs para o mercado.”O MEI tem papel essencial na economia. A cada 10 empresas abertas, sete são MEIs. Por isso, esta semana é para vocês. No MEI e na coragem, contém sempre com o Sebrae”, pontuou.
A diretora financeira do Sebrae Amazonas, Adrianne Gonçalves, enfatizou a relação entre o Sebrae e os microempreendedores, destacando que o MEI foi estruturado com apoio direto da instituição. “O Sebrae trabalhou desde a fundação do MEI, garantindo sua estruturação legal. Realizamos este evento anualmente para celebrar essa parceria e reforçar que o MEI nunca está sozinho no mercado. Estamos juntos para apoiar seu crescimento”.
Além da programação intensa, o Dia Especial proporcionou um ambiente acolhedor para os participantes, que puderam aproveitar uma área externa dedicada a expositores de alimentação, reforçando a importância do apoio aos negócios da região.
Encerramento
A Semana do MEI 2025 chega à reta final nesta sexta-feira (30/05), encerrando uma programação intensa que vem sendo realizada desde segunda-feira (26/05) na sede do Sebrae Amazonas, situada na Rua Leonardo Malcher, 904, Centro de Manaus.
Os microempreendedores individuais (MEIs) que ainda não enviaram a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) podem contar com o suporte do Sebrae até às 17h desta sexta-feira (30/05) para regularizar sua situação. O prazo final para o envio da declaração, no entanto, se estende até o dia 31 de maio de 2025.
O documento deve ser transmitido mesmo por aqueles que não tiveram faturamento ao longo de 2024. O não cumprimento da obrigação dentro do prazo pode resultar em multa e outras penalidades.
Para mais informações sobre os serviços oferecidos pelo Sebrae aos MEIs, acesse: www.sebrae.com.br.
Foto: Wellington Mamud / Sebrae Amazonas.
Contato para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae/AM): [email protected] ou (92) 98639-1092 / Yasmim Negreiros (92) 98411-3039.



