Opinião/Informação:
Recebi esses vídeos de GUAJARÁ, município do Amazonas, Comunidade Boa Fé, querendo saber mais sobre o assunto dessa reunião. Bem, pelo que ouvi e vi na camisa da senhora que reuniu com os comunitários, aparece o nome de “Programa Territórios da Floresta”. Na pesquisa, aparece a conhecida ONG ISA como a responsável pelo programa. Na pesquisa vi que: O Programa Territórios da Floresta é uma iniciativa do Instituto Socioambiental (ISA). O ISA (Instituto Socioambiental) é uma ONG (Organização Não Governamental) brasileira. Segundo os dados oficiais disponibilizadas pelo BNDES, que é o gestor do Fundo Amazônia, o ISA recebeu aproximadamente R$ 30 milhões (trinta milhões de reais) em projetos aprovados e executados. Além do Fundo Amazônia, o ISA também já recebeu apoio financeiro de diversos outros fundos e organizações, como:
- Norad (Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento)
- Rainforest Foundation Norway
- Gordon and Betty Moore Foundation
- Climate and Land Use Alliance (CLUA)
- Fundação Ford
- European Union (UE)
- USAID (Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional)
- FUNBIO (Fundo Brasileiro para a Biodiversidade)
Os valores exatos recebidos de cada um variam conforme os projetos e os ciclos de financiamento, mas somam dezenas de milhões de reais/dólares ao longo dos anos. Soube que os comunitários disseram NÃO, mas ainda tem alguns seduzidos por algumas misérias que, supostamente, estão oferecendo. Se não fosse o celular e a internet, nem sei mais o que seria do Amazonas. Fico imaginando o que fizeram ao longo de décadas sem essa COMUNICAÇÃO. E só avaliar o valor financeiro que já receberam e o que foi feito. Tem mais, de onde vem o dinheiro…
THOMAZ RURAL


Um comentário sobre “Se for a “ONG ISA” digam NÃO e fiquem longe!”
Dá pra notar a insegurança dessa senhora no vídeo com aquele anseio de sedução com certeza já deram fim na verba e querem uns trouxas pra justificar, parabéns thomaz que além do senador Plínio Valério tem você que alerta esse povo já é hora de colocar um freio nessa exploração. Olha o povo do castanho tomou essa decisão acertada pelas informações, pelo grito que vocês tem dado.