Como ficou a situação do produtor Ozéias com a elevada multa do IPAAM?

Opinião/Informação:

Este blog publicou recentemente um vídeo do produtor rural Ozéas, de Presidente Figueiredo, fazendo ponderações sobre a multa aplicada em sua propriedade, localizada dentro de uma Área de Proteção Ambiental (APA). Ele gravou três vídeos, sendo um deles diretamente da sede do IPAAM, onde inclusive aparece em foto ao lado do atual presidente do órgão.

Desde então, tenho recebido diversas mensagens com perguntas sobre a situação produtor Ozeias. Muitos querem saber se houve algum desdobramento, especialmente diante da evidente dificuldade financeira para arcar com os valores e dos argumentos apresentados nos vídeos.

O espaço segue aberto ao produtor Ozéas, até porque ele não está sozinho nessa realidade. Há muitos outros agricultores vivendo a mesma contradição: morando no estado mais preservado do planeta — com 97% da cobertura florestal em pé —, protegendo cerca de 80% de suas áreas, mas enfrentando multas impagáveis, insegurança alimentar e dificuldades econômicas gravíssimas.

Mais da metade do Amazonas vive sem comida na mesa, mesmo sendo elas as verdadeiras guardiãs da floresta. Isso não é só uma injustiça, é uma incoerência com quem produz alimento e que precisa ser enfrentada com coragem e responsabilidade pelas autoridades e pela sociedade. Precisamos orientar, estimular o empreendedorismo, caso contrário, vamos passar o cadeado no Amazonas e nos mudar para Roraima e demais estados do Norte. Pior de tudo é lembrar que esse órgão que multa é o mesmo que já teve operações da PF. Que isso não se repita mais, e o que o produtor rural seja orientado, jamais multado com valores absurdos, impagáveis.

THOMAZ RURAL

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!