Opinião/Informação:
Esse apoio é fundamental para o produtor rural do Amazonas, em especial os pequenos e médios agricultores. Sem essa legalidade, o grupo, a comunidade fica de fora de todos os programas do município, estado e governo federal. Essa mão amiga é a chave para outros passos desses produtores que preservam o verde ao mundo. Uma pena que a grana que vem dos países poluidores seja utilizada em outros fins, que não são nobres, como é o caso dessa iniciativa da SEPROR. Que bom ver a Joyce de volta ao batente. Saúde!
THOMAZ RURAL
A ação atendeu a região do Igarapé do Tiú, no Tarumã Grande, área rural de Manaus

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), por meio do Núcleo de Cooperativismo e Associativismo do Setor Primário (Nucap), realizou, nesta segunda-feira (11/03), uma visita técnica à Comunidade Nova Esperança, no Igarapé do Tiú, na localidade de Tarumã Grande, na área rural de Manaus.
O objetivo foi de planejar o processo de regularização da associação de moradores local, para fortalecimento de ações econômicas na região a partir de participação em fundos de promoção social, emendas parlamentares e chamadas públicas.
Segundo a coordenadora do Nucap, Joyce Magalhães, durante a visita técnica foram ouvidos os anseios da comunidade sobre uma possível retomada de atividade da associação de moradores, criada em janeiro de 1997 e que está inativa desde 2018.
“Ouvimos os anseios da comunidade e ficou decidido que faremos um trabalho de organização de gestão para regularizar a entidade. Iniciaremos o processo com um curso de capacitação com foco em conceitos do associativismo rural, que ocorrerá no dia 9 de abri”, disse Joyce.

Sobre o Nucap
O Nucap oferece assessoria e consultoria sistematizada para as cooperativas e associações rurais, profissionalizando os produtores rurais com capacitações evidenciando o trabalho coletivo para o desenvolvimento do setor rural em seus diversos segmentos, como agricultura, avicultura, pecuária, entre outros.
Desde sua criação, em 2023, o Nucap já alcançou mais de 300 associações e cooperativas no estado, possibilitando que produtores rurais reivindiquem melhorias e impulsionem o desenvolvimento rural.
“O Governo do Amazonas criou o Nucap com a intenção de regularizar associações e cooperativas inativas, para que elas possam ter acesso às políticas públicas do Estado, com entrega de fomentos, implementos e incentivos voltado ao setor primário”, finaliza o secretário da Sepror, Daniel Borges.
Fotos: Divulgação/Sepror
Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror): Emerson Martins (92) 99480-4225