Na última quinta-feira, 06 de fevereiro, diretores e associados da APROQUEIJO – Associação de Produtores dos Queijos de Autazes, estiveram em Manaus para uma série de reuniões com alguns de seus principais parceiros institucionais, dentre eles a Federação da Agricultura e Pecuária – FAEA, o SEBRAE e a Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural – COMAPA/ALEAM.
Foram apresentadas demandas diversas que visam o fortalecimento da cadeia produtiva de queijos, a exemplo da necessidade de se estabelecer uma legislação estadual específica para pequenos e micro laticínios produtores de queijos artesanais. De acordo com Tadeu Cabral – membro da Diretoria da APROQUEIJO e vereador em Autazes “essa é uma discussão antiga e que pouco tem avançado nos últimos anos. Estamos conversando com a equipe técnica da COMAPA/ALEAM, sempre com o apoio da FAEA, para que possamos encontrar uma solução para essa problemática, o mais rápido possível”.
Outro ponto de pauta relevante foi a participação dos produtores ligados à APROQEUIJO nos grandes concursos e eventos de queijos artesanais previstos para ocorrer em 2025. Para Arleane Figueiredo, Proprietária da Queijaria Tradição D’Lourdes (umas das mais premiadas da Região Norte do Brasil), o momento é de reafirmar as parcerias e buscar os apoios necessários para que o nome do Amazonas e o prestígio dos famosos queijos de Autazes possam ganhar o mundo. “Além dos eventos nacionais que estão em nosso radar, uma de nossas principais metas neste ano é levar nossos queijos para concorrer no Mundial de Tours, na França, no mês de setembro. Para isso estamos novamente contando com o apoio do SEBRAE, nosso principal parceiro nessas atividades, e buscando ainda outras parcerias a exemplo do sistema FAEA/SENAR, que também é um braço forte que tem nos apoiado incondicionalmente”, afirma Arleane.
Como não poderia deixar de ser, a pauta principal da APROQUEIJO durante as reuniões foi a promoção e o fortalecimento da Indicação Geográfica Queijos de Autazes, tema que foi tratado tanto na ALEAM quanto no SEBRAE e na FAEA.
Para o presidente da APROQUEIJO, Neto Paiva – proprietário da conceituada Queijaria Original – a Diretoria está investindo esforço para fortalecer a Entidade, ampliando seu quadro de associados e permitindo que mais produtores possam fazer uso da IG Queijos de Autazes. Para isso, estão sendo idealizadas estratégias de promoção e divulgação dos trabalhos da Associação e, principalmente, estratégias de agregação de valor aos queijos por meio do uso da IG.
Neto Paiva enfatiza ainda que essa aproximação constante junto aos parceiros institucionais é fundamental para o sucesso da APROQUEIJO. “Somos muitos gratos à COMAPA/ALEAM, ao SEBRAE Amazonas e à FAEA pela atenção com nossas demandas. Nos próximos dias buscaremos o diálogo com outros importantes parceiros que também já vem nos estendendo a mão, como a Prefeitura de Autazes, a Potássio do Brasil, a SEPROR e o Ministério da Agricultura. É o caminho que precisamos trilhar para garantir desenvolvimento para o segmento de queijos artesanais em Autazes, desenvolvimento para a atividade pecuária sustentável no território, desenvolvimento para o setor primário no Amazonas”.


