FECOMERCIO Alerta e meu olhar sobre 2025

Opinião/Informação:

O alerta emitido pela FECOMERCIO é não apenas necessário, mas estratégico, especialmente por estar embasado em dados confiáveis da Defesa Civil do Amazonas. Embora todos desejemos que o cenário de uma nova seca não se concretize, é prudente adotar medidas preventivas. Nesse contexto, “antecipar compras e reforçar os estoques”, sempre que o empresário tiver condições, é uma ação sensata para mitigar possíveis prejuízos e evitar a falta de produtos para o consumidor.

No entanto, diante desse alerta crítico, é impossível não expressar indignação ao observar as prioridades distorcidas do governo federal. Em vez de dar atenção à grave situação que ameaça nosso estado, vemos em pauta o PIX, a exigência de nota fiscal eletrônica para produtores rurais — algo inviável em boa parte do Amazonas devido à ausência de infraestrutura básica, como internet — e investimentos milionários em “cultura”, enquanto o estado permanece isolado, empobrecido e dependente de cestas básicas.

É ainda mais desolador constatar que entidades estratégicas no Amazonas parecem caminhar na contramão do desenvolvimento. O CIEAM se alia à ONG FAS, que é declaradamente contrária ao asfaltamento da BR-319, uma obra vital para integrar o estado ao restante do Brasil. Já a SUFRAMA, que deveria liderar iniciativas de transformação regional, destina milhões à ONG IDESAM para projetos de “bioeconomia”, enquanto o estado sequer conta com um Zoneamento Econômico Ecológico (ZEE), ferramenta essencial para equilibrar desenvolvimento e conservação ambiental.

Embora não tenha em mãos a “caneta” para reordenar prioridades e corrigir esses desvios, ainda disponho de uma caneta com tinta suficiente para propor reflexões e questionar decisões inaceitáveis que desperdiçam recursos e penalizam quem mais precisa.

O AGRO, os nossos produtores rurais, assim como o comércio, a indústria e os serviços, enfrentarão grandes desafios em 2025. Apesar disso, não podemos perder a esperança. A luta pela construção de um Amazonas mais próspero, livre de GOL CONTRA e bem estruturado deve continuar!

THOMAZ RURAL

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!
%d blogueiros gostam disto: