Vídeo de 2013 (12 anos atrás) confirma que continuam fazendo o povo do Amazonas de otário…

Opinião/Informação:

Mais uma vez, o professor Marcos Maurício divulga um vídeo de 2013, há mais de uma década, que evidencia o descaso histórico com o povo do Amazonas. Esse registro é mais um exemplo de como a população da região é tratada com desrespeito, muitas vezes com o aval de governos e políticos locais. A situação envolvendo a BR-319 ilustra bem essa realidade. Já se nota, para 2026, o início de um “teatro político”, com a divulgação de vídeos que repetem o conhecido discurso do “AGORA VAI”. A estratégia parece ser a mesma: realizar algumas obras pontuais, enfrentar atrasos atribuídos a processos licitatórios e deixar a população sem respostas concretas.

O vídeo mencionado contém o depoimento da senadora Vanessa Grazziotin, que, à época, registrava 10 anos de governo do Partido dos Trabalhadores (PT). Agora, em 2025, no terceiro mandato do presidente Lula, ainda vemos a criação de novos grupos de trabalho (GTs), mas a tão esperada repavimentação da BR-319 segue sem avanços significativos. Essa postura do poder público é desalentadora, especialmente para quem vive na região e depende dessa infraestrutura para o desenvolvimento econômico e social.

Ainda mais preocupante é a atuação de entidades como a SUFRAMA e o CIEAM, que, em vez de priorizarem o bem-estar do povo e o fortalecimento da indústria e do comércio local, estabelecem parcerias com ONGs que, direta ou indiretamente, contribuem para travar o licenciamento e a repavimentação da BR-319. Essas instituições precisam reavaliar suas prioridades e alinhar suas ações com os interesses legítimos da população e dos empresários da região.

Destaco a opinião do professor Marcos Maurício, que aponta uma solução prática e estratégica para a questão:

“Se o Poder Público de fato quer combater os ilícitos ambientais na região da BR-319, precisa ter comando e controle sobre a área. E essa condicionante está no Estudo de Impacto Ambiental. Por isso, precisamos avançar no licenciamento e, via de consequência, na repavimentação da Rodovia BR-319.”

A frase resume bem a importância de uma abordagem efetiva e comprometida: a repavimentação da BR-319 é mais do que uma obra de infraestrutura; é uma necessidade para garantir a presença estatal, promover o desenvolvimento sustentável e assegurar melhores condições de vida para o povo do Amazonas.

THOMAZ RURAL

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!
%d blogueiros gostam disto: