Opinião/Informação:
Conforme informações disponíveis no Portal de Transparência do PAA/CONAB-Amazonas, foi identificado um projeto com uma CPR no valor de R$ 599.994,64, firmado com a Colônia de Pescadores Z-12 de Manaus, para o fornecimento de BRANQUINHA, JARAQUI e PACU (imagens do portal anexas). De acordo com o site da CONAB, ainda não há registro de entregas realizadas, mas consta que o destino será o Instituto Solidários da Amazônia (print incluído).
Curiosamente, esse é o mesmo destino de outro projeto mencionado em uma postagem de ontem, no qual já houve a entrega de 15 toneladas de mamão e macaxeira (print anexado). Ambos os projetos possuem status de “em execução”: um ainda sem entregas (no caso dos peixes) e o outro com entrega já realizada (mamão e macaxeira). As validades desses contratos são até 03/10/2025 e 05/10/2025, respectivamente.
São projetos de alto valor de compra que merecem acompanhamento detalhado. Ressalte-se que em nenhum deles consta a inclusão do Banco de Alimentos do programa MESA BRASIL do SESC ou de outros programas sociais de Manaus.
Adicionalmente, divulgo os nomes dos pescadores que compõem a proposta apresentada pela Colônia de Pescadores Z-12 de Manaus. Enquanto isso, vale observar que, no âmbito do PAA/CDS, há outra modalidade de compra, o PAA/CDAF, por meio da qual já foram adquiridas grandes quantidades de FARINHA BRANCA. Essas aquisições já foram entregues: quem são os produtores do Amazonas responsáveis por essa farinha branca?
A consulta está disponível no link abaixo.
https://consultaweb.conab.gov.br/consultas/consultatransparenciapaa.do?method=abrirConsulta
THOMAZ RURAL