Opinião/Informação:
Tinha agendado com bem antecedência o sábado, dia 21/09, 13h, para presenciar a entrega do certificado de Indicação Geográfica do Queijo de Autazes para a Associação de Produtores Queijos de Autazes (APROQUEIJO). Cheguei alguns minutos após às 13h, mas ainda pude constatar o ambiente descontraído e feliz por essa merecida conquista dos produtores rurais, técnicos e agroindústrias. A grandiosidade do evento me fez chegar atrasado, demorei achar o local.
O presidente do Sistema FAEA/SENAR/FUNDEPEC, Muni Lourenço, ressaltou que o processo para a obtenção do selo de Indicação de Procedência (IP) foi fruto do trabalho conjunto de diversas entidades, como o SEBRAE-AM, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o Fórum Amazonense de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas e as entidades que o compõe, a Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), a Federação da Agricultura do Estado do Amazonas (FAEA/SENAR), a Prefeitura de Autazes e a Associação dos Produtores de Queijos de Autazes (Aproqueijo).
A Diretora Superintendente do SEBRAE-AM, Ananda Carvalho disse que “Para nós, do SEBRAE, é uma satisfação contribuir com os produtores da região. Esse reconhecimento do INPI chancela um trabalho de alta qualidade e abre portas para que o produto se consolide em mercados mais exigentes, garantindo maior valorização e agregando valor à cadeia produtiva local”.
A Diretora Técnica do SEBRAE-AM, Lamisse Said, afirmou que “A conquista do selo de IG é uma demonstração clara do compromisso que temos em fortalecer as cadeias produtivas locais. Para além do reconhecimento da qualidade, este selo cria novas possibilidades de mercado para os produtores de Autazes, trazendo visibilidade e valorização ao produto. Nossa missão é continuar apoiando o aprimoramento técnico e a inserção desses produtos em mercados cada vez mais exigentes”.
A Diretora Administrativa e Financeira do SEBRAE-AM, Adrianne Gonçalves, complementou ressaltando que o “O selo de Indicação Geográfica vai além de um certificado de origem; ele agrega valor à produção local, gerando mais renda e estimulando o crescimento econômico da região. O SEBRAE-AM continuará trabalhando para que iniciativas como essa tragam benefícios diretos aos produtores, ampliando as oportunidades e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do interior do Amazonas”.
Para o presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE-AM, Antonio Carlos da Silva “o selo de Indicação Geográfica do queijo de Autazes representa um marco na valorização dos produtos do interior do Amazonas. É o resultado de um esforço conjunto, que une tradição, inovação e desenvolvimento sustentável. O SEBRAE-AM tem orgulho de fazer parte desse momento, que reforça o potencial da nossa economia e amplia as oportunidades para os pequenos produtores.”
Foi mais um dia feliz em tempos difíceis que o AGRO familiar e empresarial vem vivendo diante da grande seca que afeta o nosso Estado. Comprei meu queijo coalho e já estou saboreando. Que venham novas conquistas que valorizem nossa produção.
THOMAZ RURAL