O encontro busca cadastrar fornecedores locais para futuras contratações de bens e serviços do setor no Amazonas.
Por ASN Amazonas
Mais de 60 representantes de pequenas empresas estiveram presentes no “Café com Energia”, um encontro de negócios promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM), nessa quinta-feira (22), no Hotel Intercity Manaus, no bairro Adrianópolis. O encontro contou com o apoio da Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás do Amazonas (SEMIG), da empresa de energia Eneva e a líder na construção de projetos EPC de geração de energia renovável e transmissão, Elecnor.
Foto: Welligton Mamud
A inciativa tem o intuito de aproximar os pequenos negócios da Elecnor, empresa responsável pela construção do Complexo Azulão para a ENEVA, a fim de conhecer melhor as atividades e objetivos ligados à exploração e produção de petróleo e gás. O projeto, que está localizado em Silves, interior do Amazonas, contará com um investimento de quase 390 milhões de euros e inclui a execução de uma Unidade de Tratamento de Gás, uma Central de Geração, uma subestação e linha de transmissão associadas.
–
–
Segundo a gestora do projeto de Atendimento a Cadeia de Energia da Unidade de Atendimento Setorial (UAS), do Sebrae-AM, Noira Auzier, o encontro visa desmitificar o fornecimento de bens e serviços para a Elecnor por meio da Eneva. “Iniciativas como essa são extremamente relevantes para dar visibilidade às empresas fornecedoras locais, criando um ambiente favorável à geração de novos negócios entre grandes e pequenas empresas.”
–
Para o gerente de suprimentos da Elecnor Brasil, André Matola, o momento proporcionado pelo Sebrae permitiu iniciar uma relação com os pequenos negócios do Amazonas para desenvolver a empresa e os projetos em diversos aspectos. “Somos uma empresa que busca avançar ainda mais esta aproximação com o mercado amazonense, apresentando as demandas de bens e serviços da Elecnor, além é claro de identificar oportunidades de negócios que potencializarão o desenvolvimento regional”, disse Matola.
Ao final do encontro, a Analista do Sebrae Amazonas, Noira Auzier, apresentou o Catálogo de Fornecedores da plataforma PetroSupply, uma iniciativa do Polo Sebrae Onshore, em parceria com a Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP) para aproximar empresas compradoras e fornecedoras – de todos os portes – da cadeia de óleo e gás onshore, além de facilitar o acesso a informações e tendências do mercado.
Polo Sebrae Onshore
A criação pelo Sebrae do Polo de Referência de Óleo e Gás Onshore contempla os oito estados que atuam com atividades no mercado de exploração e produção em terra, para que juntos possam desenvolver soluções com aplicação em todo setor e em algumas situações do Offshore. São eles: AL, AM, BA, CE, ES, MA, RN e SE.
O objetivo dessa iniciativa é criar um hub de soluções de inteligência do setor que deverá:
- Gerar e compartilhar conteúdos de inteligência;
- Prover soluções (físico-digitais) com foco em qualificação, inovação e acesso a mercado;
- Fomentar políticas públicas para melhoria do ambiente de negócio;
- Mapear e articular governança para instituir uma rede de atores para implementação de estratégias para maior competitividade do Óleo e Gás Onshore no Brasil.