4º Fórum Amazonas Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação será durante Feira de Agronegócios da Nilton Lins

Na próxima quinta-feira, 8 de agosto, a FAEA promove, em parceria com o Grupo Gestor Estadual do Plano Nacional de Erradicação de Febre Aftosa (PNEFA), o 4º Fórum Amazonas Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação, que será realizado das 9h às 12h, dentro do estande do Sistema Faea Senar Fundepec/AM, durante a 8ª Feira de Agronegócios da Universidade Nilton Lins.

Na programação do evento, serão ministradas duas palestras abertas ao público. A primeira, intitulada, o “Panorama da Febre Aftosa no Amazonas Livre Sem Vacinação” será ministra pelo médico veterinário da Adaf, Michel Bruno Melo, que coordena a Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav) de Manacapuru.

A segunda, com o tema “Fundepec e sua Atuação no Amazonas” será proferida pelo presidente da Faea e também do Fundo de Defesa Agropecuária do Estado do Amazonas (Fundepec/AM), Muni Lourenço, e pelo gerente executivo do Fundepec/AM, Marcos Pinheiro.

Fundepec/AM

Constituído por recursos oriundos de contribuições, doações e subvenções de associações de produtores, empresas agropecuárias, industriais, comerciais e de entidades privadas, o Fundepec/AM, que este ano completa 10 anos de atuação, foi criado para indenizar pecuaristas que venham a ter animais sacrificados em decorrência de ações contra a febre aftosa e para apoiar atividades de defesa agropecuária no Amazonas.

“O Fundepec, enquanto fundo indenizatório, é uma conquista do setor privado agropecuário amazonense e cumpre um papel vital para a segurança sanitária em caso de eventuais focos de febre aftosa e também contribui de forma relevante para o fortalecimento do serviço de defesa agropecuária”, afirma Muni Lourenço.

Segundo Muni Lourenço, atualmente são mais de 13 mil pecuaristas amazonenses que aderiram voluntariamente ao Fundepec, com estimativa de que mais de 80% do rebanho amazonense estejam cobertos pelo Fundo, utilizado, por exemplo, para custear ações de sorologia de animais. A contribuição é voluntária e ocorre no ato da emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA). “O apoio e atuação do Fundepec foram fundamentais para o reconhecimento do Amazonas livre de aftosa sem vacinação e serão cada vez mais importantes para garantirmos a manutenção desse status sanitário”, destaca.

Texto: ASCOM – Faea Senar Fundepec/AM

[email protected]

https://www.facebook.com/sistemafaeasenar

@sistemafaeasenar

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!
%d blogueiros gostam disto: