Queijarias do Amazonas conquistam prêmios no maior Concurso Internacional de Queijos Artesanais
Queijaria Original, Queijaria Tradição D’Lourdes e Leiteira Macurany receberam destaque na ExpoQueijo 2024
Três queijarias do Amazonas foram destaque no maior Concurso Internacional de Queijos Artesanais do Brasil, a ExpoQueijo International Cheese Awards, realizada em Araxá, Minas Gerais, entre 27 e 30 de junho. As queijarias premiadas, que contam com o apoio do Sebrae Amazonas, foram a Queijaria Original, Queijaria Tradição D’Lourdes e Leiteira Macurany.
A Queijaria Original, de Autazes, recebeu o selo prata pelo queijo coalho de búfala. A Queijaria Tradição D’Lourdes, também de Autazes, conquistou o selo bronze para a Ricota Fresca de Búfala. Já a Leiteira Macurany, de Parintins, foi agraciada com o selo prata pelo queijo de manteiga de búfala. Duas dessas queijarias estão na área delimitada da Indicação Geográfica Queijos de Autazes, cujo processo está na fase final de análise pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
A delegação do Amazonas na ExpoQueijo 2024 incluiu produtores e técnicos de instituições como Sebrae, Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Fórum Amazonense de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas, Governo do Estado/ADAF/SEPROR, Federação de Agricultura/SENAR e Universidade Federal do Amazonas.
O Amazonas tem se destacado na qualidade de seus queijos, ganhando prêmios importantes nos últimos anos. A delegação do Amazonas contou com o apoio do Sebrae-AM, visando acesso a novos mercados e inovação. A programação incluiu uma visita técnica à região da Serra da Canastra, reconhecida mundialmente pela qualidade na produção de queijos.
Para o Chefe da Divisão de Desenvolvimento Rural do MAPA-AM, Vinícius Picanço, a premiação representa um marco significativo para o estado. “A edição 2024 da ExpoQueijo consolida o Amazonas no cenário nacional como um grande produtor de queijos artesanais de excepcional qualidade. Três empreendimentos do nosso Estado participaram do concurso e todos foram premiados. Na prática, considerando a dimensão e a concorrência desse concurso internacional, os queijos do Amazonas estão, de uma vez por todas, consagrados entre os melhores queijos do mundo”, afirma Picanço.
Recebendo a segunda premiação só este ano, Arleane Figueiredo, empresária da Queijaria Tradição D’Lourdes, acredita que a conquista é importante para consolidar a posição dos queijos do Amazonas no cenário mundial. Ela também destaca a importância da tradição familiar em seu trabalho. “Conquistamos o segundo prêmio este ano em concursos internacionais, em abril no mundial de São Paulo e agora no mundial de Araxá. Para a família D’Lourdes, é uma conquista gratificante que demonstra que estamos no caminho certo. Nossa meta é posicionar os queijos do Amazonas entre os melhores do mundo e oferecer aos nossos clientes um produto de excelência. Agradeço ao SEBRAE Amazonas pelo apoio e incentivo, e a todos da família D’Lourdes. Dedico esta premiação a duas pessoas que fizeram parte desta história: Alan Figueiredo (meu pai, em memória) e Maria de Lourdes (minha avó, em memória)”, explica Figueiredo.
Já Neto Paiva, empresário da Queijaria Original, vê a premiação como uma confirmação da qualidade dos produtos. “Essa premiação para a nossa queijaria representa muito para a gente porque trabalhamos continuamente na melhoria do nosso produto. Não tenho nem palavras para descrever a felicidade que sinto em poder participar dessa missão na ExpoQueijo”, conta Paiva.
De acordo com a gestora do território de Autazes do Sebrae-AM, Eliene Oliveira, as premiações representam para o Sebrae a forte atuação no apoio aos empreendimentos da zona rural. “Essa premiação demonstra o trabalho árduo e o compromisso do Sebrae em apoiar os produtores locais. Ver nossas queijarias sendo reconhecidas internacionalmente é uma prova de que estamos no caminho certo, promovendo a qualidade e a inovação na produção de queijos artesanais”, disse.
Em sua quarta edição, a ExpoQueijo 2024 abrange a Feira Internacional de Agronegócios, que apoia o desenvolvimento e incentiva melhorias na cadeia produtiva do leite e queijo; o Concurso Internacional de Queijo Artesanal, o maior concurso de queijos certificados do mundo; o Fórum Internacional de Produtos da Agroindústria e Agricultura Familiar, que valoriza, reconhece e oportuniza negócios para os produtores; e a Vila Gastronômica e Cultural.