A ação trouxe conhecimento e networking para os piscicultores e interessados na temática.
Por ASN Amazonas
Com o propósito de trazer soluções práticas e inovadoras para os piscicultores do município de Careiro Castanho, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM) junto da Cooperativa de Piscicultores e Agricultores do Careiro Castanho (CAPRUC) realizou mais uma versão do ‘Dia de Campo da Piscicultura’, neste último sábado, dia 22.
Realizada na fazenda Cabanha Águas Frias, na BR-319, no quilômetro 75, da Família Cassol (Cassol, Ana e Cauê – Presidente), a acolhida do dia foi com um café da manhã e na sequência a abertura oficial do evento com a presença de autoridades (FAEA, OCB, MPA, BASA, SEPROR, ADAF, IDAM, COOPAQUAM, AEP, AFEAM), empresários parceiros, técnicos dos setores públicos, privados e entidade representativas de produtores locais e de proximidades.
O gestor de piscicultura do Sebrae Amazonas, Leocy Cutrim, ressaltou que a ação visa valorizar o empreendedor do interior do estado, e aproveitou para agradecer os parceiros. “Rever e fazer amigos, adquirir novos conhecimentos, troca de informações, fazer negócios e principalmente valorizar a piscicultura. Nossos agradecimentos a família Cassol, aos parceiros e principalmente aos piscicultores que fizeram com que esse dia se tornasse um marco da piscicultura no município de Careiro Castanho”, disse.
O dia de campo foi dividido em três estações temáticas, sendo uma de responsabilidade do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (IDAM), o qual falou sobre carteira de produtor rural, licenciamento ambiental, além de técnicas de demais serviços para apresentar a disposição do produtor da região municipal e metropolitana.
A segunda estação tratou sobre financiamento e foi comandada pela Agência de Fomento do Estado (AFEAM). A abordagem se tratou dos custeios para a piscicultura. E a terceira, com o apoio e orientação da Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura – SEPA/SEPROR, sobre o uso, armazenamento e demais utilidades da ração.
A sessão de negócios também promoveu oportunidades para que os parceiros da piscicultura divulgassem seus empreendimentos e se aproximassem dos produtores. Com apoio de empresas parceiras foram sorteadas rações (40 sacas), implementos agrícolas, balança digital (600kg) e até um pequeno gerador de energia.