Opinião/Informação:
Esse é um trecho da BR-319. Quero saber da ministra e de alguns ambientalistas qual será a árvore que será derrubada? Já está aberta faz tempo! A ministra e alguns comandados pelos países poluidores, que injetam recursos por aqui, e por isso mandam, dirão que é porque vão desmatar nas laterais, nascerão as espinhas de peixe fora da legalidade. Bem, isso não é problema do amazonense que quer “passear”, nem das empresas ligadas aos setores de serviços, comércio, AGRO e indústria. Isso é tarefa do governo federal, ou melhor, da falta de vontade do governo federal, dos 16 anos de enrolação do Lula. Já existem satélites mais do que suficiente para monitorar essa e outras BRs, mas a trava está nessa. Quando visitei a sala de monitoramento do IPAAM soube de técnicos que o painel já identifica tudo. O problema está no descolamento da equipe para parar o ilícito. Sem estrada trafegável, o servidor tem que pedir diária, passagem, burocracia brasileira etc. As vezes tem que ir para estado vizinho, para depois entrar na BR. Quando chega no local o estrago já é grande, nem encontra ninguém.
Não quero e não vou aceitar, mas fica a impressão de que não temos mais “comando e controle” sobre o que é nosso. Quem terá?
Acorda Amazonas! Um estado isolado e sem produção de alimento tem final trágico em momentos de adversidades. Não quero isso para os meus netos, sou amazonense de nascimento, vou lutar até o fim. Adoro teatro, mas não esse ambiental que deixa o povo pobre e doente.
Acorda Amazonas!
Abaixo, imagens da minha visita ao IPAAM, o jornal dizendo que a Amazônia iria virar deserto em 2010 (estamos em 2024), os países com maior emissão de CO2, e alguns “parceiros e financiadores” do Observatório da BR-319.Também disponibilizo a quantidade de satélites que já existem na órbita.
Acorda Amazonas! Nós é que devemos mandar aqui, mas não estamos.
THOMAZ RURAL