Ver esse ofício da CAIXA com esses 8 (oito) municípios me deixa feliz e grato ao Wilson Lima. Ele me ouviu em 2018, e determinou ao Petrucio que fizesse. Prefeitos que serão eleitos devem conhecer…

Opinião/Informação:

Eu iniciei a defesa para trazer esse programa do governo federal ao Norte, ao Amazonas. Estou falando do GARANTIA SAFRA. Ele existe desde 2002, apresentei a assessores de todos os ex-governadores ao longo de boa parte desse período. Ele nasceu no governo do Fernando Henrique, mantido por Lula, Dilma, Temer e Bolsonaro. Só que foi voltado ao Nordeste e norte de Minas Gerais. Embora não sendo pauta da Conab, sempre observava que ele se enquadrava perfeitamente nas adversidades vividas pelo nosso ribeirinho, pelo nosso produtor rural. De imediato, a ideia ganhou a atenção e defesa da FAEA, depois tive da OCB e FETAGRI. No governo Dilma, houve a ampliação para o Norte, depois de muita luta. Contudo, o Amazonas deveria fazer a sua adesão, mas isso não acontecia, era ignorado o assunto, e o caboclo sofrendo com cheias e secas. Contudo, foi somente o governador Wilson Lima que ouviu, entendeu a determinou prioridade ao então secretário Petrucio para o Amazonas fazer a adesão. Isso já aconteceu pouco tempo atrás.

Ver esse ofício da CAIXA me deixa feliz, pois sei que alguns produtores desses oito municípios já tem o direito de se beneficiar caso aconteça alguma adversidade.

Hoje, o recurso desse programa federal é de R$ 1.200,00 por produtor rural atingido por secas e cheias. Um enorme ajuda nos momentos mais difíceis. Isso não é SEGURO RURAL, é GARANTIA SAFRA para pequenos produtores rurais.

Quando conheci esse programa, de imediato vi que ele se enquadrava ao Norte, ao meu Amazonas. Nas minhas colunas do JC, no BLOG, no CEDRS, sempre falava dele. Falei pessoalmente com três ex-secretários da SEPROR, eles até defendiam, mas não tinham moral com o governador, não tinham força, ficavam no cargo pelo salário e por força política para obter votos. Quem perdeu foi o ribeirinho. Sei que a ADS continua cheia de erros, muita política nas unidades locais do IDAM (sem falar o que aconteceu em gestão recente, antes do Daniel), e a data base da SEPROR sendo ignorada, mas essa conquista do GARANTIA SAFRA ao Amazonas tem a digital do governador Wilson Lima. Só tenho a agradecer! O nosso ribeirinho merece! Espero que os novos prefeitos eleitos e reeleitos este ano procurem o Comitê Estadual para pegar informações. Aliás, parabenizo o belo trabalho do comitê que tem como coordenador o Heitor, e um agradecimento especial ao ex-super da SFA-AM, Guilherme Pessoa, que agilizou todo processo no governo federal na gestão Bolsonaro. Não foi fácil o caminho.

THOMAZ RURAL

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!

One thought on “Ver esse ofício da CAIXA com esses 8 (oito) municípios me deixa feliz e grato ao Wilson Lima. Ele me ouviu em 2018, e determinou ao Petrucio que fizesse. Prefeitos que serão eleitos devem conhecer…

  • junho 8, 2024 em 1:46 pm
    Permalink

    Maravilha amigo Thomaz, e que este programa seja implantado nos demais municípios. Muitos produtores em virtude da seca/estiagem tiveram suas plantações queimadas, e outras foram semeadas e não desenvolveram.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!


%d blogueiros gostam disto: