São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos recebem ações do Sebrae-AM

Sebrae-AM promove ações de empreendedorismo nos municípios do alto Rio Negro

Ações aconteceram nos municípios de São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos

Para promover o desenvolvimento socioeconômico e a geração de renda no Alto Rio Negro, o Sebrae Amazonas atuou nos municípios de São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos com ações que tiveram o objetivo de realizar consultorias, capacitações, oficinas, orientações, apoio aos artesãos e fomento à agricultura familiar durante o mês de maio nos territórios.

As ações no Alto Rio Negro tiveram como ponto central fortalecer os laços comunitários, preservando a cultura local e capacitando os indivíduos a construir um futuro sustentável, é o que explica o gestor do Sebrae do território, Frank Rodrigues. “A Atuação do Sebrae no alto Rio Negro representam um compromisso com a equidade e a inclusão, e mesmo reconhecendo as peculiaridades e desafios logísticos dos territórios, as ações visam impulsionar o desenvolvimento econômico e social dos municípios”, disse.

O Sebrae realizou consultorias e oficinas com artesãos, palestras sobre a regulamentação fundiária e apoio para os agricultores familiares. Além disso, foi realizada a Semana do MEI nos municípios, oferecendo atendimentos para a regularização de atividades comerciais, capacitações e orientações para pequenos negócios.

São Gabriel da Cachoeira – Em São Gabriel da Cachoeira, o Sebrae atuou por meio de consultorias e orientações. Os artesãos receberam assistência para questões como emissão e renovação da carteira de artesão, participação em feiras e eventos, além de cursos de formação. A ação “Caravana Sebrae” levou atendimento até o distrito de Iauaretê, visando regularizar a situação cadastral dos artesãos, promovendo não apenas o desenvolvimento econômico, mas também a preservação da cultura local. No total, 107 carteiras de artesão foram processadas, sendo 93 do distrito de Iauaretê e 14 da sede de São Gabriel da Cachoeira. Para o desenvolvimento do trabalho, o Sebrae contou com as parcerias da Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira, Associação de Mulheres Indígenas do Distrito de Iauretê (AMIDI) e do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp).

Nesta primeira semana de junho as ações continuam na vila Tuyuka, com os agricultores da comunidade, onde está sendo realizado o curso de Formação de Preço de Vendas. Na ocasião, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM) e o Sebrae entregaram a CAF jurídica da Associação dos Indígenas da
Etnia Tuyuka (AIETUM), documento que permite o acesso a um conjunto de políticas públicas fundamentais ao desenvolvimento das famílias associadas.

Santa Isabel do Rio Negro – Em Santa Isabel do Rio Negro, o foco foi a regularização fundiária, visando garantir a segurança jurídica dos agricultores e proprietários de terras na área rural. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal com apoio do Sebrae, e contou com a parceria do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e teve como objetivo a regularização das terras, oferecendo orientações e visitas para verificar cada caso individualmente. Além disso, o Sebrae ofereceu suporte para capacitação e formalização do registro de pescadores e agricultores familiares, contribuindo para o fortalecimento do setor agrícola na região.

Barcelos – Em Barcelos, o Sebrae realizou a Semana do MEI, com atendimentos aos empreendimentos e orientações aos empreendedores. A próxima atividade está prevista para acontecer de 10 a 14 de junho, o “Sebrae em Ação”, que oferecerá uma série de palestras, oficinas e orientações, abordando temas essenciais como mídias sociais, gestão de negócios, empreendedorismo e modelo de negócios canvas.

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!


%d blogueiros gostam disto: