Setor da PESCA no Amazonas já chega a 78 pré-candidatos em 2024 (veja nomes e municípios)

Opinião/Informação

Opinião/Informação:

A pesca, que também é AGRO, vem mantendo contato com este espaço e vem apresentando vários nomes como pré-candidatos nas eleições municipais deste ano. Abaixo, divulgo a SEGUNDA lista dos pré-candidatos a vereador, prefeito e vice. Como o assunto é pesca, volto a divulgar o que solicitei do colaborador do SEBRAE, e ex-titular da SEPA/SEPROR do Amazonas, o engenheiro de pesca Leocy Cutrim, as vantagens de termos uma maior presença no legislativo envolvendo o potencial pesqueiro do Amazonas. Volto a transcrever a mensagem a seguir:

“…A importância dos pescadores, ter representantes políticos na câmara municipal é significativa por diversas razões:

  • Defesa de interesses: Os representantes políticos das Entidades de Pescadores podem defender em nome da comunidade pesqueira, seus interesses e necessidades diante do governo local.  Como por exemplo: regulamentação da pesca, proteção ambiental das áreas de pesca, acesso a recursos e subsídios para os pescadores, entre outros.
  • Participação democrática: A presença desses representantes na câmara municipal promove uma maior inclusão e participação democrática no processo político. Garantindo que suas vozes sejam ouvidas e consideradas nas decisões que afetam diretamente suas vidas e meios de subsistência.
  • Formulação de políticas: Podem contribuir ativamente na formulação de políticas públicas relacionadas à pesca e ao meio ambiente. Eles podem trazer uma visão única e experiência prática para o processo legislativo, ajudando a garantir que as leis e regulamentos sejam adequados e eficazes para a comunidade dos pescadores.
  • Acesso a recursos: Pode ter acesso a recursos financeiros e programas governamentais (emendas municipais, estaduais e federais) destinados a apoiar e desenvolver a pesca local. Isso pode incluir subsídios para modernização de equipamentos, treinamento profissional, infraestrutura portuária e outras iniciativas de apoio.
  • Fiscalização e prestação de contas: Permitir que acompanhe de perto as ações do governo municipal e exija prestação de contas quando necessário. Garantindo que os recursos públicos sejam utilizados de forma transparente e em benefício da comunidade dos pescadores.
  • Em resumo, garantir a representação do setor e a defesa dos interesses dessa categoria, além de promover uma participação mais ampla e inclusiva no processo político municipal.
  • Hoje nos municípios doa Amazonas temos cerca de 20 vereadores de mandato, oriundos de entidades de pescadores ou apoiados por elas. Desde já desejo Boa Sorte, aos que vão para reeleição e para os que serão estreantes nas Eleições de 2024. Caso eleito que façam um bom trabalho em prol do da maior classe profissional do estado do Amazonas, “Os Pescadores”.

Muito bom Leocy, estão bem definidos os objetivos, a missão, concordo com todos eles, então, vamos torcer, acompanhar e cobrar. O Amazonas com todo esse potencial não pode viver só de seguro defeso.

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!


%d blogueiros gostam disto: