Fórum das IGs mereceu esse destaque no INOVA AMAZÔNIA

Indicações geográficas e marcas coletivas são destaque no Inova Amazônia

A iniciativa faz parte do evento Inova Amazônia, que debate negócios e bioeconomia na região, organizado pelo Sebrae.

Por ASN Amazonas

Desde a última quinta-feira (09), o Inova Amazônia registrou uma ampla participação de conferencistas durante o primeiro workshop de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas. O evento além de reunir mais de 80 negócios da região amazônica, busca debater com especialistas assuntos relacionados a bioeconomia.

Durante apresentação em um painel compartilhado pela Al-Invest Verde, Milene Dantas, da unidade regional de Goiás, apresentou a palestra “Caminhos para o Registro de Indicações Geográficas (IGs) e Marcas Coletivas (MCs) junto ao INPI”. Ela explicou que os dois ativos diferenciam produtos de uma coletividade e valorizam a reputação e autenticidade de produtos regionais.

Porém, as MC’s tratam especificamente de identificar produtos ou serviços feitos por membros de uma entidade coletiva. Já a IG identifica produtos ou serviços vindos de uma região reconhecida por sua produção. Ou, ainda, determinados pelas condições geográficas ou humanas de seu local de origem.

Entrega de certificado

Durante o evento, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) juntamente com representantes do Sebrae Amazonas entregaram o certificado de registro de IG relativo ao açaí da região de Codajás (AM), que ficou conhecida como centro de extração e produção.

De acordo com a documentação apresentada ao INPI com o auxílio da consultoria prestada pelo Sebrae Amazonas, o município de Codajás, localizado no interior do estado, possui vegetação e clima favoráveis à produção do açaí, estando na lista dos maiores produtores nacionais do fruto. Isso gera emprego e renda à cidade, que até 1938 consistia em uma aldeia indígena com o mesmo nome.

O açaí é denominado “ouro negro” pelos produtores da região. Codajás é conhecido culturalmente como a “Terra do Açaí”, sendo realizada anualmente, desde 1988, a Festa do Açaí, com cerca de 50 mil pessoas entre participantes locais, nacionais e internacionais.

Inova Amazônia

O Inova Amazônia é o principal evento local que promove o acesso a oportunidades, conhecimento e inspiração com negócios que integram inovação e sustentabilidade. São 21 indicações geográficas da Amazônia participantes (16 registradas e as demais em análise no INPI), mais de 80 startups expositoras, mentorias coletivas, rodadas de negócios e investimentos, pitches de expositores e atividades culturais.

Programa AL-INVmentor 

Durante o lançamento do Programa “AL-INVmentor – Adicionando valor às cadeias locais sustentáveis através das IGs”, as indicações têm uma resposta social muito mais rápida e direta que outros ativos porque se concretiza através da melhoria das condições de vida das comunidades e arranjos produtivos locais.

O INPI anunciou ainda que vai lançar um diretório nacional de combate à falsificação de IG, a exemplo do que já existe para Marcas, o qual funciona como um centro de informações estratégicas acessadas exclusivamente por agentes públicos atuantes no combate às falsificações.

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!


%d blogueiros gostam disto: