Muito bom saber desse encontro do Grupo Banzeiro, SEBRAE e produtores rurais

Opinião/Informação:

Conheço o Ivar, que comanda o Grupo Banzeiro, quando ainda trabalhava no Grupo Maggi, em Itacoatiara. Tem no sangue o empreendedorismo, só vem crescendo, sou seu cliente desde a pizzaria na praça da Velha Serpa. Essa proximidade do SEBRAE e do setor primário todos vão ganhar. Feliz com esse exemplo que deveria ser seguido por outros agentes públicos e privados. Abaixo, a matéria completa sobre esse encontro que eu entendo como de grande importância. Ter garantia para quem vender é fundamental ao produtor rural. E quem compra sabendo da origem e qualidade é o melhor dos mundos.

THOMAZ RURAL

Negócios Rurais: Parcerias impulsionam agricultura familiar na região de Rio Preto da Eva

No último dia 8 de maio, o Sebrae Amazonas promoveu um Encontro de Negócios na Comunidade Água Verde, em Rio Preto da Eva, com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar e estabelecer parcerias estratégicas para impulsionar o setor na região. Representantes do Grupo Banzeiro, composto pelo Restaurante Banzeiro e pelo Restaurante Moquem do Banzeiro, se reuniram com produtores locais para discutir oportunidades de negócios, destacando o interesse do Grupo em adquirir 10 toneladas mensais de matrinxã (Brycon Amazonicus) diretamente da agricultura familiar, sem a necessidade de beneficiamento prévio.

Durante o evento, foi realizada uma visita técnica à propriedade do Sr. James Rodrigues Marinho, que possui uma boa estrutura para a produção de matrinxã em semi-intensivo, o que permite uma produção significativa de peixes com maior integração e sustentabilidade ambiental.

Na sequência, uma reunião na ASPRONES (Associação dos Produtores Rurais da Comunidade Nova Esperança) trouxe à tona a forte produção agrícola da associação, que já forneceu até 75 toneladas de alimentos por mês para programas governamentais. No entanto, os associados expressaram preocupação com a diminuição da produção e dos ganhos ao longo dos anos, buscando diversificar o mercado para além do institucional.

Durante a reunião, a Sra. Nelsa Schaedler destacou o apoio do Sebrae na estruturação da gestão financeira do Grupo Banzeiro, enfatizando a importância de separar as contas da família e da empresa. O Sr. Ivar Schaedler ressaltou a necessidade de identificar as necessidades do mercado para investir em soluções adequadas, evitando investimentos desnecessários.

Maria de Jesus Vieira, técnica do Sebrae Amazonas, alertou sobre os riscos da produção, desvinculada da demanda, alertando para possíveis desperdícios de recursos financeiros e o perigo da perda de parte da produção excedente. Isso evidencia a necessidade de um planejamento cuidadoso da produção. Por sua vez, Adrianna Seixas técnica do Sebrae Amazonas enfatizou a importância da qualidade do produto e sua relação com a sustentabilidade ambiental, destacando o potencial da transição agroecológica para os agricultores da comunidade Nova Esperança pois este sistema oferece oportunidades empreendedoras além do aspecto ambiental, permitindo diversificação da produção, acesso a novos mercados, inovação nos negócios agrícolas e contribuindo para o desenvolvimento econômico local.

Essas iniciativas destacam a importância da integração entre produtores e compradores, bem como o papel fundamental das parcerias para impulsionar o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar na região de Rio Preto da Eva. O engajamento e a colaboração entre os diversos atores envolvidos mostram o potencial transformador do setor agrícola, promovendo o crescimento econômico e social das comunidades rurais.

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!


%d blogueiros gostam disto: