Nesta quinta tem reunião na FECOMERCIO com a presença da Sedecti, Defesa Civil, AFEAM, IBGE, FIEAM, ACA, SEBRAE, FAEA e Sindarma…

Com o objetivo de antecipar ações e minimizar os impactos causados pela estiagem no setor produtivo, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amazonas promove, nesta quinta-feira (04/04), a partir das 11h, uma reunião com empresários, autoridades e representantes de portos, terminais e transporte intermodal para tratar sobre a criação do Grupo de Trabalho de Logística e Estiagem.

A seca severa que atingiu o Amazonas em 2023 alcançou o nível mais baixo em 121 anos causando grandes prejuízos para a navegação, para o setor produtivo e para o abastecimento de produtos.

“O frete marítimo aumentou em todas suas operações quase 3 vezes em termos de valor. Houve aumento do custo de operações de carga e descarga, entre os portos intermediários (Pecém, no Ceará, e Vila do Conde, no Pará) e os portos de Manaus, onde era possível ancorar os navios a nós destinados. As mercadorias destinadas a Manaus eram distribuídas em pequenas quantidades, em balsas, que navegavam até Manaus e este fracionamento das mercadorias se converteu em aumento do prazo de chegada de mercadorias aos nossos portos, que era de 30/35 dias, saltando para 120 a 150 dias. O custo cresceu 5 vezes”, destacou o presidente da Fecomércio AM, Aderson Frota.

Considerando os desafios enfrentados e a importância de uma abordagem proativa diante das adversidades climáticas, a Fecomércio AM está mobilizando os principais atores do setor produtivo e logístico para desenvolver estratégias de enfrentamento e a continuidade das operações comerciais durante os períodos de estiagem.

Além de empresários amazonenses, a reunião contará com a participação de órgãos como a Sedecti, Defesa Civil, AFEAM, IBGE, FIEAM, ACA, SEBRAE, FAEA e Sindarma.

📲 CONTATO: Assessoria de Comunicação da Fecomércio AM: Raquel Mendonça (92 98202-6460)

📆 DATA: Quinta-feira, dia 04 de abril de 2024.

🕐 HORÁRIO: 11h.

📍 LOCAL: Salão de Eventos da Fecomércio AM (Rua São Luiz, n. 555 – Adrianópolis).

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!


%d blogueiros gostam disto: