Sebrae-AM entrega à Waikiru licença do IPAAM para extração de Óleo Essencial em Maués

O documento emitido pelo IPAAM e entregue pelo Sebrae-AM permite que a empresa Waikiru desenvolva seu negócio de forma mais sustentável.

Por ASN Amazonas

Na manhã desta quarta-feira (27), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM) realizou a entrega do documento de licenciamento ambiental aos proprietários do negócio Waikiru Essências da Amazônia LTDA. A medida vai permitir que a empresa construa uma usina de extração de óleo essencial do pau rosa no município de Maués, interior do estado. O documento da licença de instalação é emitido pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) e visa garantir o desenvolvimento sustentável das atividades econômicas, conciliando o desenvolvimento socioeconômico com a proteção do meio ambiente e a qualidade de vida da população.

Em 2022, a Waikiru deu início ao plantio de Pau rosa (Aniba roseadora Ducke) em uma área localizada no município de Maués no Sítio “Vó Zeza” e atualmente, o plantio conta com aproximadamente 11,3 mil árvores plantadas, com idade entre um e dois anos, distribuídas em 15,69 hectares.

A atividade da empresa quer se basear na extração de óleo essencial para fins agroindustriais, especialmente o setor de perfumaria. Com o documento em mãos, os empreendedores agirão em conformidade com as regulamentações ambientais e poderão desenvolver seus negócios de forma mais responsável.

Pau rosa

A proprietária, Solange Cristina Rocha, acredita que o certificado potencializa a construção de um negócio que pretende produzir óleos essenciais de pau-rosa, louro-rosa, capim-santo e priprioca, a partir de um manejo sustentável.

“É esse modelo de extração do óleo de pau rosa, feito de forma sustentável, respeitando a floresta e sem degradação, que pretendemos desenvolver em nossa Usina de Extração de Óleos vegetais essenciais. A Licença Ambiental de Instalação vai atuar como um instrumento de controle e fiscalização, assegurando que a operação da usina seja realizada de maneira responsável e sustentável, contribuindo para a conservação do meio ambiente e o desenvolvimento econômico consciente”, afirmou Solange.

O Analista do Sebrae Amazonas, Erivan Oliveira, ressaltou o papel importante da instituição no apoio aos empreendedores que buscam obter esse tipo de licença:

“Nossa missão é oferecer orientação e suporte, por meio do Sebraetec, para que esses empresários entendam os requisitos necessários e cumpram os procedimentos para obtenção dessas licenças. Queremos que empresas como essa melhorem sua competitividade, inovem em seus produtos ou processos, e adotem soluções tecnológicas que impulsionem o desenvolvimento e o crescimento do negócio”, disse Erivan.

De acordo com a Waikiru, a licença é importante para qualquer empreendimento que envolva a extração de recursos naturais, pois é um documento concedido pelo órgão ambiental que se destina a minimizar os impactos ambientais decorrentes da atividade, como o manejo sustentável da matéria-prima, o tratamento adequado dos resíduos gerados e a preservação das áreas circundantes.

Óleo do Pau Rosa

Extraído da árvore de mesmo nome, o óleo do Pau Rosa é famoso na indústria da perfumaria e também quando o assunto é medicina caseira. O linalol, substância extraída da planta, é usado como fixador de perfumes. A árvore é encontrada em municípios, como, Parintins, Maués, Presidente Figueiredo e Novo Aripuanã. E para manter as árvores em pé para as próximas gerações, empresários deram início à extração sustentável do óleo. A técnica que antes usava o tronco da espécie, hoje se debruça sobre as folhas, permitindo uma maior utilização da espécie.

https://am.agenciasebrae.com.br/arquivo/usina-de-extracao-de-oleo-essencial-obtem-licenca-ambiental-para-instalacao-em-maues/

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!


%d blogueiros gostam disto: