Sepror intensifica regularização de instituições indígenas de São Gabriel da Cachoeira

Continua após a publicidade..

O secretário de Estado de Produção Rural (Sepror), Daniel Borges, recebeu nesta terça-feira (06/02) representantes de Cooperativas Indígenas de São Gabriel da Cachoeira (distante 852 quilômetros de Manaus), Silvio Baniwa e Jacimara Brito, com a intenção da intensificação da regularização da Cooperativa Agrícola Indígena de Baniwa e a Cooperativa Indígena de Extrativismo e Recursos Naturais e Minerais, para obtenção de maior apoio e fortalecimento das atividades indígenas daquela região.

A atividade vem sendo apoiada pelo Núcleo de Cooperativismo e Associativismo (Nucap), coordenado pela Sepror. O Nucap foi criado com uma série de atribuições fundamentais para promover o desenvolvimento do cooperativismo e do associativismo no estado do Amazonas.

Continua após a publicidade..

Durante o encontro, o secretário da Sepror reforçou que as inscrições do edital do Programa de Aquisição de Alimentos para povos indígenas (PAA) estão abertas até a próxima sexta-feira (09/02). “O PAA para Aquisição de Alimentos para povos indígenas tem como objetivo adquirir e fornecer produtos de gêneros alimentícios produzidos em áreas indígenas ou ocupadas por comunidades tradicionais, proporcionando às famílias da região uma oportunidade para o fortalecimento da agricultura”, destacou o titular da Sepror.

Para realizar a inscrição, os produtores poderão apresentar as propostas de fornecimento e documentação até o dia 09/02, no horário das 8h às 17h, na sede da Sepror, na avenida Carlos Drummond Andrade, 1460, bairro Japiim II, zona Sul da capital. No interior, os produtores podem procurar a unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), órgão vinculado ao Sistema Sepror.

O edital prioriza o agricultor familiar indígena que tenha a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP-Pronaf) ou o Cadastro Nacional de Agricultura Familiar (CAF); Declaração de Autodefinição de Identidade Étnica e de Pertencimento étnico – Indígena; e Declaração de Cadastro Único para os agricultores fornecedores prioritários (Povos indígenas).

Continua após a publicidade..

Sobre o Edital

 O edital é aberto aos 62 municípios do Amazonas para aquisição de gêneros alimentícios produzidos em áreas indígenas ou ocupadas por comunidades tradicionais. Caso não haja oferta suficiente para suprir a demanda por alimentação das famílias indígenas, também poderão participar os demais agricultores familiares do estado.

 A relação dos agricultores habilitados será publicada no site oficial da Sepror no prazo de 10 (dez) dias úteis após o encerramento da apresentação das propostas.

Continua após a publicidade..

Para mais informações sobre o edital, basta acessar o site www.sepror.am.gov.br

Fotos: Isaac Maia/Sepror

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



%d blogueiros gostam disto: