Você AMAZONENSE já recebeu algum centavo por morar e proteger a floresta em pé para a saúde dos Estados Unidos e Europa?

Continua após a publicidade..

Opinião:

  1. Você que mora no Amazonas já recebeu algum centavo desse patrimônio que vale trilhões de acordo com o Banco Mundial? Certamente a resposta será NÃO!
  2. Você viu que a CPI das ONGs coordenada pelo amazonense Plínio Valério mostrou quantos bilhões foram para as ONGs? Se não viu, foram bilhões desperdiçados;
  3. Você sabem quanto apenas alguns caboclos da floresta receberam por 14 anos de Bolsa Floresta (que eu chama de Bolsa miséria)? Não sabe! Pois é, apenas 50 reais,
  4. Você sabe que a área ambiental pública do Amazonas tem gestores com origem da mesma ONG por mais de 10 anos?
  5. Vocês já observaram que só falam na proteção da floresta onde ela já está em pé, e esquecem os igarapés todos poluídos em Manaus e o ser humano que nela e dela vive?
  6. A CPI das ONGs mostrou que essa ONG recebe quase meio bilhão desde a sua criação 14 anos atrás? Não! mas recebeu…
  7. Essa mesma ONG está recebendo mais 78 milhões de banco alemão, com aval do estado, para combater desmatamento e fazer bioeconomia com 60% da população vivendo na pobreza? Não sabia! Pois é, divulgo matéria abaixo com dados do IBGE.
  8. Você sabia que o aquecimento global tão falado foi de responsabilidade dos Estados Unidos, China, Índia e Europa? Não sabia, pois é, mas foram eles, mas querem botar a culpa na Amazônia, nos produtores rurais. Eles esquentaram nos fizeram inalar fumaça, perder peixe e levar mais miséria a quem preservou no interior do estado. Festa de ranchos já que não temo produção básica. É isso que querem, dependência total de auxílios?
  9. Você sabe que o Amazonas não tem o Zoneamento Econômico Ecológico, o famoso ZEE? Pois é, não temos, os estados do Norte já tem. É uma política ambiental ignorada por ambientalistas da área ambiental pública do Amazonas. O de Roraima teve ajuda de doutores da UFAM que sequer foram chamados para conversar com a área ambiental do Amazonas;
  10. Já chega de mineiro e carioca mandarem na área ambiental do Amazonas. Já contribuíram, está na hora de oxigenar, novas ideias. Tem doutores na UFAM, UEA e nos próprios Sistemas SEPROR e SEMA esperando a oportunidade de usar esse patrimônio florestal a favor dos 60% que estão na pobreza. Quando fui da Conab, optei por deixar a gestão por entender que a mudança era necessária, e que já havia contribuído;
  11. Fora o senador Plínio Valério, quem você já ouviu tocar nesses itens acima com tanto veemência e regularidade?
  12. Acordem! Estamos fazendo um excepcional serviço ambiental ao Brasil e aos países poluidores, mas só poucos estão ganhando com isso;

São perguntas para você acordar e ficar sabendo que mora no estado mais cobiçado do mundo, que, até agora, nenhum governador, desde 2003, teve coragem de mudar os principais interlocutores da área ambiental do estado, mesmo sabendo que já estamos com 60% na linha de pobreza.

Continua após a publicidade..

Fique ligado! Não vamos ser irresponsáveis como foram os outros países com o verde, mas ter esse patrimônio e conviver passivamente com 60% na pobreza é um crime inaceitável com essa população, e a solução só jogam para o futuro. Já estamos na COP 28, e já vi que empurraram a solução para 2030.

Por fim, lembro que estamos vivendo no estado com a menor expectativa de vida ao NASCER. Vocês concordam com isso? Mudança JÁ!

THOMAZ RURAL

Continua após a publicidade..

MINDU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



%d blogueiros gostam disto: