Migrando a emissão de bilhetes do manual para o digital, a Navegam trouxe modernidade para o Porto de Manaus e quase quintuplicou seu faturamento nos últimos anos
Por Redação
A Navegam nasceu dentro de uma embarcação no Porto de Manaus, no Amazonas, em 2018. Jorge Alves, fundador e COO da empresa, conta que apesar de ser um dos portos fluviais mais importantes do mundo, onde acontece grande parte do transporte de pessoas e cargas na região Norte do país, ainda havia a necessidade de tornar mais moderna a venda de passagens para as embarcações, bem como uma integração maior com a comunidade amazonense.
Todo o sistema de venda de passagens era manual, obrigando o comprador a adquirir o tíquete pessoalmente. Além disso, os proprietários de embarcações não tinham um controle prévio da lotação do barco.
A gente acabou se especializando em uma realidade que o Brasil desconhece, que é a Amazônia. A gente aprendeu a fazer mobilidade aqui dentro. Teve uma quebra de cultura. A forma de comprar era pegar o dinheiro, vir ao porto e adquirir a passagem. A Navegam proporcionou uma outra forma de comercialização de passagens.
Hélio Souza, founder e CPO da Navegam.
Ao identificar esse problema, a startup resolveu ouvir as dores de passageiros e barqueiros para buscar uma solução, descreve o CEO e founder, Geferson Oliveira. Depois de 4 anos, a Navegam já se estabeleceu no mercado e hoje trabalha com a vendas de passagens e transporte de cargas, operando de forma 100% digital, facilitando a vida de toda a rede de pessoas envolvidas nos negócios do Porto de Manaus. Os números impressionam: o faturamento da empresa foi de R$ 1,43 milhão, em 2020, passando para R$ 2,5 milhão, em 2022, e deve chegar a quase R$ 6 milhões neste ano.
A história do trio de empreendedores foi tema de mais um episódio do programa “Conta a Virada”. Confira!
Conta a Virada
A série disponibilizada no canal do Sebrae no Youtube apresenta trajetórias de empreendedores e empreendedoras de diferentes partes do país que conseguiram, a partir da superação de obstáculos e de experiências de erros e aprendizados, construir casos de sucesso. Com uma linguagem leve e descontraída, o programa viajou pelo Brasil para contar como donos de pequenos negócios conseguiram implementar soluções criativas, que podem inspirar outros empresários. A apresentação é feita pela analista do Sebrae Nacional Raquel Chaves.