Leiteria apoiada pelo Sebrae recebe Certificação de Selo Arte em Parintins

Continua após a publicidade..

Com a certificação concedida pela Adaf, a Macurany pode comercializar seus queijos artesanais em todo o País.

Por ASN Amazonas

Continua após a publicidade..

A Leiteria Macurany, apoiada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AM), recebeu por meio da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), no último sábado (11), a Certificação de Selo Arte. Com a certificação concedida, a Macurany já pode comercializar seus queijos artesanais em todo o País.

A entrega da certificação foi feita pelo governador Wilson Lima, e pelo diretor-presidente da Adaf, José Omena, durante a 37ª Exposição Agropecuária de Parintins (Expopin) no último sábado (11). Em agosto, superando mais de dois mil concorrentes, o queijo de manteiga produzido pela Leiteria Macurany, de Parintins, foi eleito o melhor do mundo na 3ª Expoqueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards.

Na foto: Governador Wilson Lima entrega certificação aos proprietários.

Continua após a publicidade..

O produto genuinamente da terra dos bois Caprichoso e Garantido, único com qualidade certificada pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), da Prefeitura de Parintins, ganhou o Prêmio Ouro, na Categoria Mista, em Araxá, Minas Gerais.

Foto: Isandrey Azędo e Michele CarvalhoNa foto: Isandrey Azędo e Michele Carvalho.

Continua após a publicidade..

Além do queijo de manteiga, a Leiteria Macurany tem outros produtos premiados: o doce de leite e o queijo coalho foram campeões da VII Feira de Agronegócios da Universidade Nilton Lins, em Manaus. Ambos os produtos são os vencedores da 44ª Exposição Feira Agropecuária do Amazonas (Expoagro) e da 35ª Exposição Feira Agropecuária de Parintins (Expopin).

“Recebemos o Selo Arte, que nos proporciona a possibilidade de alcançar novos mercados. Para pequenos produtores como nós, isso é um grande passo”, disse o proprietário da Leiteria Macurany, Isandrey Azêdo.

A Certificação

Para obter o Selo Arte, os estabelecimentos interessados precisam ter cadastro ativo nos Serviços de Inspeção Federal (SIF), Estadual (SIE) ou Municipal (SIM); entrar no Sistema eletrônico de Cadastro Nacional de Produtos Artesanais (CNPA) e protocolizar a petição junto com os documentos necessários à análise técnica. Conforme o Decreto nº 9.918/19, que regulamenta a Lei nº 13.680/18, responsável por dispor sobre o processo de fiscalização de produtos alimentícios artesanais, para que produtos alimentícios sejam considerados artesanais alguns requisitos precisam ser cumpridos.

Entre estes, a necessidade de que a matéria-prima tenha origem determinada ou seja produzida na propriedade onde a unidade de processamento estiver localizada; a adoção de técnicas e dispositivos que valorizem o trabalho humano em detrimento da automação; o cumprimento de boas práticas para a garantia de alimentos seguros ao consumidor; e a adoção de boas práticas agropecuárias pelas unidades de produção da matéria-prima.

Continua após a publicidade..

Com informações da Assessoria de Comunicação do Governo do Amazonas.

https://am.agenciasebrae.com.br/cultura-empreendedora/leiteria-apoiada-pelo-sebrae-recebe-certificacao-de-selo-arte-em-parintins/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



%d blogueiros gostam disto: