Veja a lista dos 1.103 produtores rurais classificados no PAA/MDS/SEPROR-AM e minha opinião

Continua após a publicidade..

Opinião:

Já está no site da SEPROR a lista abaixo, o nome dos agricultores classificados para fornecer ao PAA da SEPROR. Para quem ainda não conhece, nem procura conhecer, lembro que as regras do PAA do Governo Federal são claras e devem ser seguidas. Além disso, o pagamento vem direto do tesouro nacional para a conta do produtor rural. Tem melhor? Lógico que não! Sem intermediários no pagamento.

Continua após a publicidade..

O PAA foi um programa criado no governo do PT, do Lula, mantido por Dilma, Temer e Bolsonaro. O que não pode continuar sendo mantido no Brasil é o desvio de recurso público que empobrece as pessoas e tira recursos da saúde, educação, segurança mantendo a expressiva maioria do povo com fome e na miséria.

Aproveito para lembrar que o PAA tem uma legislação federal que pode ser aderida pelos ESTADOS, incluindo logicamente o Amazonas que poderia substituir, com eficiência, eficácia e transparência, o PREME e PAF. O não atendimento a essa sugestão que faço desde 2018, os erros que estão cometendo prejudicam o pequeno produtor que mais precisa dessas ferramentas e vão acabar caindo no colo de quem não deveria. Eu venho avisando!

Lembro que o PAA da SEPROR, com recurso e parceria junto ao governo federal, é feito com pessoas físicas, com DAP ou CAF de pessoa física. Já a Conab opera o PAA/CDS com CNJP, grupos formais, associações e cooperativas. Esse o público que deveria ser no PREME e no PAF, mas não vendo sendo como deveria até hoje, nem antes de 2019.

Continua após a publicidade..

Não tenho a caneta da decisão, apenas a caneta de opinar, sugeri.

É justo ressaltar o bom e rápido trabalho da equipe do PAA/SEPROR na construção, abrangência e divulgação do resultado. É lógico que a demanda foi maior do que o recurso, tanto no PAA/SEPROR como no PAA/CONAB. Aí é onde não entendo deixar de investir em quem já tem produto para fornecer ao governo, passar a investir em BIOECONOMIA através da ONG FAS (78 milhões) que não vai fazer o que deseja o produtor rural nos dias atuais. Estão aplicando fora da veia do produtor, tem que ser na veia do produtor, comprar produto é aplicar na veia do produtor rural é injetar recurso direto na vida dele e da família. Pergunte dos que ficaram de fora se eles querem BIOECONOMIA ou VENDER a produção que eles tem hoje. A Conab recebeu 1.1 bilhão em proposta em todo o Brasil, mas o governo federal só deve liberar uns 300 milhões. Tá errado! Pega a grana do Fundo Amazônia e investe para comprar essa produção, energia solar, internet, sementes e o ZEE.

THOMAZ RURAL

Continua após a publicidade..

4 thoughts on “Veja a lista dos 1.103 produtores rurais classificados no PAA/MDS/SEPROR-AM e minha opinião

  • setembro 29, 2023 em 9:15 pm
    Permalink

    Parabenizo sua matéria, excelente e pertinentes colocações.

    Resposta
  • setembro 29, 2023 em 10:26 pm
    Permalink

    E ainda tem gente que desacredita de quem lá dentro fazendo o programa acontecer, com dedicação e empenho pra atingir o maior número de agricultores possíveis…

    Resposta
  • outubro 26, 2023 em 7:47 pm
    Permalink

    Parabéns pela matéria informativa, é preciso valorizar quem produz e quem coloca alimento na mesa das famílias na cidade.

    O governo do estado, deve valorizar seus Idans.
    Em nome de todos os produtores de Coari, conclamo que fortaleça a sua estrutura com profissional técnico, tanto na gerência quanto no serviço de campo.
    Há necessidade, estamos sem direção e sem saber para quem falar.
    Coari foi contemplado com 16 produtores no PAA, e precisamos de uma posição quando que vamos entregar os produtos.
    Obrigada.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



%d blogueiros gostam disto: