Cinco dias no NORTE, mas 67 dias no EXTERIOR – O GLOBO de HOJE

Continua após a publicidade..

Opinião:

É sempre assim, e com qualquer PRESIDENTE, seja COLLOR, FHC, LULA (2), DILMA, TEMER, BOLSONARO e LULA (3).

Continua após a publicidade..

O Norte é sempre jogado para último plano, mesmo sendo a salvação para a humanidade.

Em recente artigo, inclusive publicado neste espaço, o sociólogo Carril afirmou que “Lula não aprendeu nada sobre Amazônia” e nem vai aprender ficando longe do Norte e não ouvindo quem é do PT e que verdadeiramente pensa num Amazonas melhor para TODOS. Mas ainda tem 3 anos e 4 meses do terceiro mandato para mudar o atual quadro.

A matéria de O GLOBO deste domingo (abaixo) mostra, claramente, que o NORTE só teve a visita do atual presidente por apenas CINCO DIAS, mas já esteve 67 dias no exterior. Repito, foi assim com todos os outros ex-presidentes.

Continua após a publicidade..

O nordeste já recebeu três vezes mais visitas do que o NORTE.

Eu sou AMAZONAS, meu partido é o AMAZONAS, nem Lula, nem Bolsonaro, nem Dilma, nem Temer, nem FHC, nem COLLOR. Eu sou a BR-319 asfaltada, eu sou o ZEE feito, eu sou pela Regularização Fundiária, eu sou pela agilidade no licenciamento ambiental, eu sou pelo crédito rural, eu sou pela manutenção da floresta em pé, mas com o guardião com dinheiro no bolso, não só meia dúzia ganhando dinheiro nas costas deles.

Sempre procuro reconhecer o que cada um DELES fez de BOM, mas o nosso abandono, do AMAZONAS, dos 4 milhões que aqui vivem, sempre estarei aqui, educadamente, ponderando, sugerindo e cobrando o que EU entendo como o melhor caminho.

Continua após a publicidade..

Extremas paixões partidárias que alguns praticam nos levaram a ter a região mais pobre do país, e no Amazonas já chegando a 60%.

Em 2018, em nosso estado, já tínhamos 50% na pobreza já tendo passado os governos FHC, LULA (2), DILMA e TEMER no âmbito federal, e do Eduardo, Omar e Melo em nível estadual.

Após 4 anos, com Bolsonaro no governo federal, e Wilson Lima no governo estadual, já estamos batendo na porta dos 60%. Se a FOME vem aumentando é evidente que pioramos em saúde, educação e segurança.

Continua após a publicidade..

Repetindo os métodos do passado não teremos resultados diferentes, em especial mantendo o mesmo pensamento na área ambiental desde 2003 apesar da chuva de milhões que caíram por aqui, inclusive para ONGs nos últimos 20 anos.

Só a FAS recebeu 400 milhões, origem do atual secretário de meio ambiente. A CPI das ONGs deixou bem claro esta semana que o secretário de meio ambiente do governo Eduardo Braga deixou o governo para assumir a FAS com capital inicial de R$ 40 milhões. Agora, vejo que a FAS está recebendo mais 78 milhões do banco alemão. Não acredito que esses R$ 78 milhões teve aval do Estado, parece que a CPI vai investigar. Sei que o banco alemão conversou com o IDAM, que é governo, então penso que deve ter tido algum contado com a SEMA. Será que houve?

Assim como o presidente Lula tem mais uma mandato para acertar com o NORTE, com o Amazonas, o atual governo Wilson Lima também tem 3 anos e 4 meses para fazer diferente em especial nas questões ambientais que, supostamente, podem estar envolvendo o público e o privado. Espero que a CPI tire essa dúvida.

Ou defendemos o AMAZONAS ou vamos nos mudar para outras regiões do Brasil ou para outro País. O metrô entre Miami e Orlando já tem sua primeira viagem no dia 22 próximo, e por aqui continuamos comendo poeira na BR-319.

Com tantos problemas internos não faz sentido tanta viagem ao exterior.

A família da CANOA, foto abaixo, continua esperando dias melhores, a Amazônia é termo doce no discurso, mas na prática a realidade é OUTRA. Eu não perco a esperança!

THOMAZ RURAL

Família de caboclos remando canoa no Rio Maués-Açu, afluente do Rio Amazonas | Caboclos family rowing a canoe on the Maués-Açu River, affluent of the Amazon River LOCAL: Maués, Amazonas, Brasil DATE: 03/2005 ©Palê Zuppani

2 thoughts on “Cinco dias no NORTE, mas 67 dias no EXTERIOR – O GLOBO de HOJE

  • setembro 18, 2023 em 10:23 am
    Permalink

    Ainda bem que temos o nosso Thomaz sempre alerta para denunciar estas canalhices que estão acontecendo no nosso estado, obrigado pelo teu trabalho incansável na defesa do nosso Estado; sei que um dia vai melhorar, parabéns !

    Resposta
    • setembro 18, 2023 em 12:52 pm
      Permalink

      essa é a nossa esperança, um dia vai melhorar

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



%d blogueiros gostam disto: