Com o apoio do Sebrae, o queijo da Leiteria Macurany foi reconhecido como o melhor do mundo

Continua após a publicidade..

Queijo de manteiga amazonense conquista ouro no ExpoQueijo 2023, em Minas Gerais
Com o apoio do Sebrae, o queijo da Leiteria Macurany foi reconhecido como o melhor do mundo

O queijo de manteiga produzido pela Leiteria Macurany foi destaque na 3ª edição do ExpoQueijo Brasil 2023. O produto amazonense conquistou o Prêmio Ouro na Categoria Mista do evento internacional, que ocorreu entre os dias 24 e 27 de agosto, em Araxá, Minas Gerais.
A leiteria, do empresário e produtor rural Isandrey Azêdo, tem origem na Comunidade do Macurany, em Parintins e, assistido pelo Sebrae Amazonas, participou do primeiro concurso internacional de queijo do Brasil. Após vencer a disputa entre 1.200 concorrentes de 11 países, o queijo de manteiga amazonense foi reconhecido como o melhor do mundo por um corpo de jurados que contou com mais de 200 especialistas, seguindo a metodologia do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (Epamig ILCT).
Para Isandrey, diante da vitória, o momento é de pura emoção e orgulho. “Esse é um trabalho de toda uma vida que meu pai começou lá atrás e eu dei continuidade a isso. (…) É um sentimento indescritível. Foi emocionante trazer esse prêmio pro Amazonas”, celebrou o empresário que já vislumbra os próximos passos com apoio do Sebrae: a concessão do Selo Arte e a busca pela Indicação Geográfica do queijo de manteiga em Parintins.
Mas, sua jornada como cliente ativo do Sebrae não é de hoje. A Leiteira Macurany começou a ganhar forma em 2014, quando o produtor adquiriu as primeiras soluções do Sebraetec, produto que oferece serviços tecnológicos e inovadores para pequenos negócios com 70% do valor subsidiado. Assim, deu-se início ao processo de modernização do negócio familiar na área de pastagem, melhoramento genético do rebanho e de processos, além de acesso ao mercado.
Com participação recorrente em feiras, capacitações e missões empresariais pelo Brasil, o relacionamento junto ao Sebrae segue fortalecendo o empreendimento, que atualmente conta com o apoio do Escritório Regional da instituição em Parintins, através de consultorias Sebraetec de rotulagem e análise química dos produtos para a obtenção do Selo Arte – certificado de identidade e qualidade para comercialização nacional de produtos artesanais.
“O Sebrae abriu as portas levando a gente a Manaus, Brasília, São Paulo, Araxá e agora estamos sendo reconhecidos com esse ouro: o melhor queijo de manteiga do mundo. Agradeço sempre ao Sebrae, porque sempre foi um grande parceiro nosso”, enfatizou o empresário.
Os produtos da Leiteria Macurany são certificados, ainda, com o selo de qualidade do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), emitido pela Secretaria Municipal de Pecuária, Agricultura e Abastecimento (Sempa), e já foram bem-sucedidos em concursos estaduais. O doce de leite e o queijo coalho foram vencedores de 6ª Feira de Agronegócios da Universidade Nilton Lins e, também, bicampeões na 36ª Expopin e na 44ª Expoagro.

Continua após a publicidade..

ExpoQueijo
A ExpoQueijo é um evento que busca se consolidar como uma vitrine da produção brasileira do setor e funciona como uma plataforma que contribui para o crescimento do mercado de queijos no Brasil e impacta áreas como o turismo, varejo, agropecuária, logística, indústria alimentícia e de suprimentos e relações internacionais.
Ao todo, 19 participantes integraram a comitiva com o apoio do Sebrae Amazonas que, além da leiteria, incluiu a Queijaria Tradição D’Lourdes, da Comunidade Novo Céu, em Autazes, sucesso de vendas com o queijo coalho bovino no último final de semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



%d blogueiros gostam disto: