Um “planeja”, outro “suspende”, quem vem pagando a conta?

Opinião:

Penso que as autoridades deveriam sempre pensar nos quase 60% que não tem o que comer diariamente.

Há anos a questão da mineração do potássio fica patinando, a BR-319 não é asfaltada, o ZEE não evolui, a regularização fundiária e o licenciamento ambiental travados.

Não acredito que pensando nos 60% de pobres no estado mais rico e preservado do mundo não podemos encontrar um caminho de movimentar nossa economia no interior e melhorar a renda e a vida das pessoas que preservaram a floresta.

Eu ainda acredito! Quem vem pagando a conta é a família da canoa que não tem comida, saúde, educação e segurança.

A Noruega, apoiadora do Fundo Amazônia, já está com “mineração em mar profundo”. Lá pode tudo, aqui não pode nada!

Aqui, de “profundo” mesmo é o buraco no estômago do guardião da floresta que os satélites não rastreiam, e onde os bilhões que estão chegando continuarão não indo para a família da canoa.

Até quando?

THOMAZ RURAL

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!

2 thoughts on “Um “planeja”, outro “suspende”, quem vem pagando a conta?

  • agosto 24, 2023 em 12:01 pm
    Permalink

    Cheguei de uma viagem recente ã Urucará e Tefé-AM. De fato, Thomaz, a pobreza aumentou no Amazonas. O que se percebe é falta de vagas formais de trabalho, queda de poder aquisitivo e políticos já de olho nas próximas eleições municipais. Por quê nossos pequenis agricultores continuam tão dessasistidos ? Veja o exemplo do Plano Safra do MDA, mais de 01 bilhão para nossos vizinhos do Pará e 76 milhões para o Amazonas, isso por que temos a segunda maior população de agricultores familiares do Norte do Brasil. O Acre, com apenas 1/5 desta população, leva mais de 400 milhões. Nossa BR-319 abandonada (você cantou essa pedra com bastante antecedência) e nossos principais projetos como ZEE, Regularização Fundiária e Investinentos em Tecnologia de Ponta, totalmente ignorados. Meu Deus, o que nos resta fazer para reverter esta desesperança?

    Resposta
    • agosto 24, 2023 em 12:56 pm
      Permalink

      A mudança vem de um jeito ou de outro, mas vem. O crescimento da pobreza é uma bomba que explode a qualquer momento. Vamos seguir a luta…grato por ler este espaço e pela contribuição de quem realmente conhece a ponta do AM.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!


%d blogueiros gostam disto: