Ação do InpEV de coleta de embalagens vazias de agrotóxicos tem a presença do SENAR-AM, SEPROR, ARAM e parceiros

Continua após a publicidade..

Nos dias 18 e 19 de agosto, o Senar Amazonas (Senar-AR/AM) participou como parceiro do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) na ação ‘Campo Limpo’ de coleta itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos em Itacoatiara e no distrito de Novo Remanso. A ação foi acompanhada pela supervisora da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar-AR/AM, Genicia Masulo.

Além da regional do Senar no Amazonas, a programação, organizada pela Associação dos Revendedores de Agrotóxicos do Amazonas (Aram), contou com o apoio da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), IDAM, da Secretaria do meio Ambiente e Agricultura e dos produtores rurais locais.

Continua após a publicidade..

O objetivo foi auxiliar os produtores distantes das unidades fixas de recebimento a realizarem a entrega obrigatória, conforme prevê a legislação. Entre os produtores atendidos pela iniciativa estiveram produtores rurais assistidos pelo programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar-AR/AM.

Durante a ação foram realizadas atividades de recebimento de embalagens lavadas e não lavadas, inspeção e classificação das embalagens entre lavadas e não lavadas, emissão de recibo confirmando a entrega das embalagens pelos agricultores e encaminhamento das embalagens às centrais de recebimento.

Lei

Continua após a publicidade..

O recolhimento das embalagens atende à Lei nº 7.802, de julho de 1989, que dispõe sobre o destino final dos resíduos e embalagens de agrotóxicos e responsabiliza as empresas que produzem e comercializam defensivos agrícolas, seus componentes e afins, pela destinação dos recipientes vazios dos produtos, após a devolução pelos usuários, assim como, pelos dos produtos apreendidos em ações fiscalizatórias.

O objetivo é coibir o descarte irregular desses materiais, que pode causar danos ao meio ambiente e à saúde humana, e sujeita o infrator à pena de reclusão, de dois a quatro anos, além de multa.

A central de recolhimento fixo em Manaus, fica localizado na sede da Aram, na Avenida Flamboyant, nº 585, bairro Distrito Industrial 2.

Continua após a publicidade..

InpEV

O Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) é uma entidade sem fins lucrativos que representa a indústria fabricante e faz a gestão do Sistema Campo Limpo, programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias e sombras pós – consumo de defensivos agrícolas.

Campo Limpo

Continua após a publicidade..

O sistema Campo Limpo, os canais de distribuição, os agricultores e o poder público se articulam estrategicamente e compartilham a responsabilidade pela destinação ambientalmente correta de embalagens vazias ou com sobras pós-consumo de defensivos agrícolas em todo o Brasil. O Sistema se caracteriza pela capilaridade e ampla cobertura. Sua gestão se apoia em processos estruturados e sistemas de informação que asseguram eficiência, produtividade e promovem a melhoria contínua das iniciativas.

Texto: Comunicação – Faea Senar Fundepec/AM

[email protected]

https://www.facebook.com/Faea.Senar/

@sistemafaeasenar

https://sistemafaeasenar.org.br/noticias-senar/campo-limpo-senar-amazonas-participa-de-acao-do-inpev-de-coleta-itinerante-de-embalagens-vazias-de-agrotoxicos-em-itacoatiara

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!


%d blogueiros gostam disto: