Olá colegas, hoje deixo à presidência do Idam, onde desde o dia 22 de setembro de 2022 montamos um time que abraçou a causa e conseguimos avançar em muitos pontos positivos. Agradeço o apoio de todos vocês que durante esses meses nos apoiaram e tiveram juntos pelo bem do serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural – Ater no Amazonas, sempre será nossa missão, prestar um serviço de Ater com qualidade e eficiência.
Dentro do Idam, tive a oportunidade de exercer diversas funções: estagiário, Gerente Estadual de Apoio à Pesca e Aquicultura, Chefe de Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural e por último a Diretoria Presidência.
Nesse período de quase 11 meses frente à presidência, estabelecemos um sistema de transparência absoluta, implementando o Controle Interno e readequando todo o funcionamento do Instituto, em acordo com as diretrizes de da Administração Pública.
Por conhecer a importância do serviço de Assistência Técnica e Extensão rural desenvolvido nas 73 Unidades Locais / Postos Avançados investimos esforços para a renovação da estrutura dos escritórios, estando em implementação a renovação de computadores, bebedouros, ar-condicionados, ajustes em combustíveis visando aumentar a disponibilidade para visitas de Ater. Fizemos liberações escalonada de Adiantamentos (recursos viabilizados pelo Governo do Estado para a manutenção das UnLocs).
Em Março , realizamos de forma inédita, o 1º Encontro de extensionistas Rurais do IDAM, trazendo a Manaus, pelo menos dois profissionais de cada uma Unidades Local, garantindo a capacitação de mais pessoas para todo os municípios do interior do Estado.
Agora, o desafio será ainda maior com a missão determinada pelo Governador Wilson Lima em comandar a SEPROR, secretaria essa que nos últimos 4 anos esteve sob comando do Secretário Petrucio alcançando números positivos e que sem dúvida fizeram a diferença para o setor primário.
Agradeço a confiança depositada e vamos para essa missão!
Obrigado à todos!!
Daniel Borges
Engenheiro de Pesca
Daniel é engenheiro de pesca formado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com mestrado em Ciências Pesqueiras nos Trópicos na mesma Instituição. Já exerceu o cargo de gerente de aquicultura na Secretaria Executiva Adjunta de Pesca e Aquicultura (SEPA), foi vice-presidente e diretor administrativo do Conselho Regional de Engenharia, Agronomia e Geociências do Amazonas (CREA-AM) e Presidente do Conselho Fiscal da Associação dos Engenheiros de Pesca do Estado do Amazonas (AEP-AM). É servidor de carreira do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), onde exerceu os cargos de Chefe de Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (DATER) e Diretor Presidente.