Cidade Empreendedora do SEBRAE promoveu oficinas de Beneficiamento do Pescado no município de Envira

Continua após a publicidade..

No município de Envira, Cidade Empreendedora promoveu oficinas de Beneficiamento do Pescado

Os cursos visam melhorar as práticas de conservação e oferecer mais opções culinárias para o alimento

Continua após a publicidade..

A Prefeitura de Envira, através da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento Rural, em parceria com o Sebrae Amazonas, por meio do programa Cidade Empreendedora, promoveu uma série de oficinas de beneficiamento do pescado, entre os dias 25 a 29 de julho, para produtores, pescadores e demais interessados residentes na área urbana e rural do município.

O programa oferece cursos e workshops que abordam técnicas avançadas de beneficiamento do pescado, como processamento, conservação e embalagem adequada. Além disso, a capacitação também inclui orientações sobre boas práticas de higiene e manipulação, garantindo a produção de peixes seguros e de alta qualidade.

Essa iniciativa tem impactado positivamente a economia local, ao proporcionar uma melhor comercialização do pescado, aumentando a renda dos pescadores e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região.

Continua após a publicidade..

As oficinas têm o objetivo de agregar valor ao pescado e garantir sua qualidade para o consumo, de acordo com o gestor do território da calha do Juruá do Sebrae/AM, Leonardo Medeiros de Almeida, a iniciativa do programa impacta o produto até a chegada ao cliente final. “O objetivo do programa foi ensinar para os alunos uma variedade de opções, assim os clientes podem receber o pescado sem espinha ou só filé, que pode ser armazenado durante 6 meses dependendo do peixe e outros derivados para comercialização e consumo”, explica o gestor.

Para o empreendedor André Catricio Amorim, 26, as oficinas trazem uma oportunidade de adicionar mais opções de pratos com peixes no restaurante da família. “Gostei muito de aprender novas técnicas e quero agregar no restaurante o conhecimento aprendido. Quero colocar tudo em prática”, aponta Amorim.

As oficinas foram feitas em duas partes, a primeira sendo parte teórica, com capacitação em sala de aula e onde os alunos receberam material didático e a segunda parte prática. Foram oferecidos cursos de retirada de espinha de peixe, filetagem de peixe, picadinho de peixe e embutidos como linguiça, almôndegas e hambúrguer.

Continua após a publicidade..

De 12 a 29 de setembro, o programa vai promover cursos de boas práticas de higiene e manipulação de alimentos, melhoramento de churrasquinho, curso de bolos e tortas e doces e salgados. Inscrições e informações na Sala do Empreendedor, que está localizada na sede da Prefeitura Municipal de Envira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



%d blogueiros gostam disto: