“…aqui nós não temos nada, enquanto eles tem tudo…” relato de índio Tukano do Alto Rio Negro na CPI das ONGs

Continua após a publicidade..

ÍNDIOS TUKANO DO ALTO RIO NEGRO ENVIAM CARTA COM PEDIDO DE SOCORRO E APOIO À A CPI DAS ONGS. “AQUI NÓS NÃO TEMOS NADA ENQUANTO ELES TEM TUDO, CASA BOA, ANDAM DE AVIÃO, HOSPEDAM NOS MELHORES HOTEIS, FILHOS NAS MELHORES UNIVERSIDADES, VOADEIRA COM INTERNET EM CIMA . OS MILHÕES NÃO CHEGAM, ENRIQUECEM EM NOSSO NOME”
BRASÍLIA. Acompanhado por dois adolescentes quase maltrapilhos encharcados de chuva no meio da mata fechada, o índio Armindo Tukano lê uma carta escrita pelos parentes da comunidade Pari, do Alto Rio Negro, a região mais rica do Planeta , com um pedido de socorro ao senador Plínio Valério (PSDB-AM), presidente da CPI das ONGs. A leitura constantemente interrompida pelas picadas de mosquito, traça um retrato cru da disparidade entre a pobreza cotidiana dos indígenas na floresta e a imagem romanceada vendida pelas ONGs que já tomaram a região do Alto Rio Negro para captar bilhões de grandes fundos nacionais e estrangeiros, atores de Hollywood , chefes dos governos dos EUA e países da Europa para “proteger os povos originários”.
A vídeo-carta lida pelo senhor Armindo Tukano foi escrita pelos parentes da comunidade que se reuniram para enviar o pedido de socorro á CPI das ONGs, que investiga justamente a tomada da Amazônia por ONGs que, segundo o ex-ministro Aldo Rebelo em seu depoimento, já atuam como um governo paralelo na região mais cobiçada do Planeta pelas riquezas naturais e principalmente minerais .
O teor da carta é o mesmo dos depoimentos de outras lideranças indígenas que já foram ouvidas na CPI: As ONGs prometem projetos e captam milhões em seus nomes, enriquecem, seus integrantes vivem com todo conforto, mas os recursos não chegam e os projetos não são executados.
VEJAM A ÍNTEGRA DA VIDEO-CARTA DE INDÍGENAS DA ETNIA TUKANO DO ALTO RIO NEGRO/SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA ( vídeo anexo)

“Com esses recursos internacionais, fazem projetos em nome de população indígena , ONGs se beneficiam e enriquecem com isso. Sempre dizem que não somos representantes do povo indígena, enquanto isso nada aqui para nós que vive na floresta, dizem que representam nós mas não estão nem aí, sabe por quê? Vocês tem tudo, dinheiro no bolso, motores de popa , voadeiras, gasolina de sobra, além de salário tem diária, comendo bem, casa boa, viaja de avião, hospeda nos melhores hotéis, pousadas, filhos nas melhores universidades, internet nas voadeiras , tudo isso vocês tem. Para vocês não tem problema nenhum. Para vocês que dizem que representam nós.
Portanto , parentes, esses milhões que recebem em nome de nós onde foi parar? Ninguém sabe né? Vocês viram? Quando é que chegou na ponta?
Aqui nós não temos nada enquanto eles tem tudo, nem transporte aqui tem enquanto andam de voadeira com internet em cima. Tudo ok para eles. Bolsa de estudo nunca chegou, acaba tudo nos filhos deles. Informática nas escolas não tem, internet nas associações não tem. Promessa sempre foi feita, nunca cumpridas. Não existe uma infinidade de coisas, mercadorias caras aqui na nossa região. Essa é a verdade meus amigos”

Continua após a publicidade..

A vídeo-carta será levada pelo senador Plínio Valério como um verdadeiro depoimento à CPI das ONGs.
Será que os senhores Leonardo DiCaprio e Jeff Bezos , que acabam de anunciar a doação de quase R$1 bilhão para ONGs da Amazônia protegerem os povos indígenas originários, aumentando a demarcação de terras indígenas e extensão de áreas protegidas tem conhecimento de onde essa dinheirama vai parar? Em quem acreditar? Nos projetos mirabolantes ou no índio que mostra a diferença do que vem lá fora e a vida que levam no meio da mata? lamentou Plínio Valério.

One thought on ““…aqui nós não temos nada, enquanto eles tem tudo…” relato de índio Tukano do Alto Rio Negro na CPI das ONGs

  • julho 25, 2023 em 9:34 pm
    Permalink

    Uma verdade, isso vem acontecendo pelos longo dos anos, o poder público fecha os olhos, fazendo que não vê, e não deixando grande parte da população saber, o que é pior,e com isso ,o governo dando discursos na base da mentira, enganando o povo, e esses povos indígenas sofridos sendo usados como massa de troca, para enriquecer meia dúzia de corruptos sem escrúpulos.
    Se faz necessário, que o senador Plínio e toda a sua equipe, coloque uma pá de cal,em todo esse desgoverno, que pelos longos tempos se beneficiaram.
    Parabéns, Thomaz pela brilhante iniciativa de sua parte, colocando a dar o .conhecimento desses desmandos

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



%d blogueiros gostam disto: