Quero saber onde vou encontrar esses produtos em Manaus? Boa notícia que vem do AGRO de Parintins!

Continua após a publicidade..

Opinião do BLOG >

Esse é o tipo de notícia que, cada vez mais, tem que vir do interior do Amazonas. É nessa direção que deve ir qualquer investimento público ou privado, nacional ou internacional. No empreendedorismo que gera alimento, emprego e vida digna.

Continua após a publicidade..

É bom lembrar que o SISBI, assim como o SELO ARTE, entraram mais em pauta na atual gestão do estado, mais precisamente do Sistema SEPROR.

O Estado precisa entrar mais forte nas IG’s, que vem tendo o SEBRAE como principal apoiador, seguido do MAPA/SFA e outros bons atores. A ADS precisa ficar mais perto, é comercialização.

A ADS precisa buscar mercado local, nacional e internacional para os produtos com IG’s e com o SELO ARTE. Sair um pouco das feiras, deixar com os municípios.

Continua após a publicidade..

Caso contrário, os produtos com IGs e SELO ARTE acabam encontrando dificuldade no mercado.

É por aí prefeito Bi Garcia o outro caminho para Parintins, além do BOI DE PANO. Esse é o caminho do Brasil que deu certo.

Bom ver na foto o Vinicius, do MAPA/SFA-AM, sempre presente quando o assunto é IG e SELO ARTE, e outros temas.

Continua após a publicidade..

Quero saber onde vamos encontrar esses produtos em Manaus? Não só o do Samarone e sua charcutaria, mas também o melhor doce de leite do Brasil, do amigo Isandrey.

THOMAZ RURAL

Com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) da Prefeitura de Parintins, cinco produtos cárneos, da Charcutaria Artesanal SM, agora têm Selo Arte, para comercialização em todo território brasileiro. A certificação, concedida pelo Ministério da Agricultura, com a atuação conjunta da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Adaf), abrange as receitas regionais de linguiça tipo cuiabana bovina, linguiça baby búfalo tipo cuiabana, linguiça caseirinha bovina, linguiça suína picante e costela bovina com queijo coalho.

Continua após a publicidade..

Os produtos cárneos são inscritos no Cadastro Nacional de Produtos Artesanais pelo Ministério da Agricultura. O Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) promoveu atividade promocional dos produtos com Selo Arte, nesta quinta-feira, 13 de julho. O evento do Sebrae Parintins contou com a participação do prefeito Bi Garcia, secretário de Produção Rural, Tião Teixeira, secretário de Administração, Edy Albuquerque, proprietário da agroindústria, Samarone Moura, presidente da Associação dos Pecuaristas, Telo Pinto, e vereador Mateus Assayag.

A charcutaria se habilitou ao Selo Arte por meio do SIM. “É muito importante o empreendedor Samarone receber o Selo Arte, pois permite que os produtos artesanais sejam vendidos no Brasil. Parintins sai na frente com o primeiro Selo Arte para uma agroindústria, vinculado ao Serviço de Inspeção Municipal. Isso é fruto das parcerias da Secretaria Municipal de Produção com a Adaf, Sebrae e agências de fomento. É o começo de tudo e eu não tenho dúvida que vamos ter uma produção em larga escala”, ressalta o prefeito de Parintins, Bi Garcia.

Os investimentos no SIM da Secretaria Municipal de Pecuária, Agricultura e Abastecimento (Sempa) foram reconhecidos pelo Chefe da Divisão de Desenvolvimento Rural do Ministério da Agricultura no Amazonas, Vinícius Lopes. “Parintins tem sido protagonista de um processo de fortalecimento desses arranjos de negócios que viabilizam a chegada desses produtos excepcionais, de confecção artesanal, ao mercado. A Prefeitura deu uma condição necessária para que a charcutaria pudesse buscar o Selo Arte e ser capaz de ofertar esses produtos em todo território nacional”, afirma.

Para o Ministério da Agricultura, o Serviço de Inspeção Municipal deve servir de espelho para outras prefeituras do Amazonas viabilizarem modelos de negócios como o Selo Arte da charcutaria de Parintins. O secretário Tião Teixeira enalteceu a parceria da Sempa com a Adaf, Ministério da Agricultura e o Sebrae para a expansão dos produtos da Charcutaria Artesanal SM ao mercado nacional. O proprietário da agroindústria, Samarone Moura, destacou a importância do Serviço de Inspeção Municipal e dos apoios institucionais para a obtenção do Selo Arte.

Foto: Eder Repolho

Secom Parintins

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!


%d blogueiros gostam disto: