Conab do Amazonas já tem 500 toneladas de milho em Manaus para retomar o Vendas em Balcão

Opinião do BLOG >

Soube, hoje, que a regional da Conab no Amazonas já recebeu (de Rondônia) o milho em grãos para recomeçar a venda por meio do Programa de Vendas em Balcão.

Apenas 500 toneladas, é pouco, mas já é o recomeço. A regional já deveria estar providenciando outra remessa porque, apesar da pequena área de armazenagem pública na capital, ainda teria espaço para mais 1,5 mil toneladas.

O estoque deveria ser liberado nesta segunda quinzena de julho, é aguardar e torcer para a regional vencer a parte burocrática o mais rápido possível em razão da necessidade dos criadores rurais da capital e interior.

Quanto ao preço, ainda é uma grande interrogação. Já tenho o preço dos outros estados em mãos. É aguardar!

É sempre bom ressaltar que essa compra em outro estado só foi possível graças a uma articulação no governo passado, que contou com apoio e argumentos técnicos da CNA/FAEA, do presidente Muni, virou MP, viabilizando compras acima o preço mínimo.

Hoje, o mercado já está diferente, preços caindo, e ainda bem que vejo o governo federal fazendo AGF para garantir preço mínimo aos produtores rurais de outros estados e tentando fazer estoque público. Isso é bom para o Amazonas que ainda não se livrou das travas para produzir alimentos usando a ciência, nem garantia de renda ao povo que aqui mora com a floresta em pé. Ou seja, nem uma coisa, nem outro, só pra poucos.

THOMAZ RURAL

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!


%d blogueiros gostam disto: