ENVIRA recebe o “Cidade Empreendedora” do SEBRAE-AM

Continua após a publicidade..

Cidade Empreendedora: Programa é lançado no município de Envira

O programa vai realizar mais de 100 ações que vão beneficiar a população, os empreendedores e a administração municipal

Continua após a publicidade..

Para preparar o município para as transformações locais previstas e ajudar no desenvolvimento social e econômico, a Prefeitura do município de Envira, em parceria com o Sebrae Amazonas, lançou no dia 16 de junho, no auditório do Cine Teatro Municipal, o programa Cidade Empreendedora.

O programa atua em várias frentes, promovendo ações estratégicas para aprimorar a gestão pública, capacitar empreendedores, fortalecer as micro e pequenas empresas, fomentar a inovação e estimular a cultura empreendedora.

Essas transformações são esperadas pelos empreendedores locais, especialmente aqueles que enfrentam dificuldades logísticas e de fortalecimento para seus negócios. Mariano Alves de Oliveira, agricultor da zona rural de Envira há 20 anos, juntamente com sua esposa Maria de Jesus Lucas Carvalho, são produtores de macaxeira, farinha de mandioca, cupuaçu, abacaxi, cará, melancia, goma e farinha de tapioca para o município.

Continua após a publicidade..

Além das expectativas de aumento nas vendas de produtos, os produtores rurais esperam que a implantação do programa melhore a qualidade e a visibilidade de seus produtos, preferencialmente em relação à distribuição dos produtos para a cidade, além de garantir o contínuo apoio das instituições parceiras à zona rural do município.

“Com o Sebrae, espero que as coisas melhorem para nós. Espero receber mais capacitações. Todo dia é dia de aprender, então quero aprender com quem sabe ensinar. Queremos fazer as coisas acontecerem e que coisas boas aconteçam para a nossa comunidade”, explica Mariano.

O comerciante Antônio Oliveira Lima tem expectativas voltadas para as capacitações e o impulsionamento de seu empreendimento, que busca fortalecer sua jornada empreendedora gerando mais benefícios para a comunidade e para o município.

Continua após a publicidade..

“Espero que o programa ofereça suporte para que eu possa vender mais e trabalhar melhor. Sou empreendedor há 11 anos, então quero sempre adquirir mais conhecimento e melhorar. Acredito que, com a ajuda das capacitações do Sebrae, eles poderão me orientar sobre como posso melhorar minhas vendas”, relata o empreendedor.

Durante o lançamento oficial do programa, o prefeito em exercício Lira Castro assinou o termo de adesão do Programa Cidade Empreendedora. Para Castro, o programa representa a expansão do potencial econômico do município de Envira.

“Temos potencial para expandir cada vez mais o nosso município, por isso essa parceria com o Sebrae Amazonas na execução do programa Cidade Empreendedora significa tanto para nós e para toda a população de Envira”, explica Castro.

Continua após a publicidade..

Através de uma agenda de trabalho conjunta, serão realizadas capacitações, consultorias, seminários e outras atividades que visam promover o empreendedorismo e a competitividade local. A expectativa é que, com a implementação do Cidade Empreendedora, o município de Envira possa desenvolver um ambiente mais favorável aos negócios, com impactos positivos na economia e na qualidade de vida da população.

De acordo com o Secretário de Produção de Abastecimento, Abrãao Cláudio de Araújo, o Cidade Empreendedora chega em um momento necessário para os empreendedores do município, principalmente no que diz respeito à regularização fundiária para os produtores, assim como ajudar os pequenos empreendedores a ingressar nos projetos do Governo Federal, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar.

“O programa Cidade Empreendedora trará uma outra realidade para o município de Envira, aprimorando a produção de alimentos, o manejo, o escoamento, a negociação e também a regularização do produtor rural”, explica o secretário.

As parcerias estabelecidas para a execução do programa têm o objetivo de intensificar as mais de 100 ações previstas para ocorrer até o final do ano. Para Rozilque Mendes, Agente de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor do município, o programa atuará nas atividades direcionadas aos agricultores e pecuaristas.

“O objetivo desse programa é capacitar nossa população, nossos produtores e empresários para que estejam preparados para a concorrência do mercado, visto que num futuro próximo o nosso município terá ligação por estrada com o estado do Acre”, destaca o agente.

Programa além da região metropolitana – O programa foi iniciado no Amazonas pelo município de Presidente Figueiredo, saindo posteriormente da região metropolitana de Manaus e sendo executado no Território do Rio Negro, abrangendo São Gabriel da Cachoeira e Santa Isabel do Rio Negro. Agora, o programa segue para a Região do Juruá.

O município de Envira, que é banhado pelo rio Tarauacá, afluente de margem direita do rio Juruá, apresenta ainda mais desafios em função da logística. O gerente de Empreendedorismo no Interior do Sebrae/AM, José Antônio Cardoso Fonseca, acredita que o desafio é ainda maior, e por isso a responsabilidade para uma execução de qualidade aumenta.

“O programa foi criado exatamente para desenvolver os territórios, impactando positivamente as questões socioeconômicas. Por isso, estabelecemos parceria com a Prefeitura de Envira, e esse será nosso propósito durante a execução nos próximos meses. Até dezembro, uma série de atividades de qualificação de pessoas com cursos profissionalizantes, funcionários das empresas, empresários e empreendedores, além de ações para artesãos e para a agricultura familiar.

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!


%d blogueiros gostam disto: