AGRO familiar do AM continua esperando posicionamento da ADS e produção nas mãos dos atravessadores

Opinião do BLOG >

Apesar de duas recentes audiências públicas na Assembleia Legislativa o AGRO familiar continua aguardando as promessas da ADS, a divulgação dos beneficiados com a quota do PREME (individual e grupo formal), assim como a minuta da proposta de alteração na LEI DO PREME.

No interior, continuo recebendo imagens de produção que está indo para as mãos dos atravessadores. Nunca fui contra os “atravessadores”, pois são importantes na cadeia produtiva, sem eles, o desperdício seria ainda maior. Só que as compras públicas tem essa finalidade de proteger o pequeno, mas que tá sendo abandonado pela ADS e pela SEDUC (última chamada do AGRO familiar foi em 2021). Reúne, reúne, reúne e nada avança. Já dei a solução, concentra tudo na equipe do TANIS (que opera o PAA da Sepror) que a coisa anda com mais rapidez e transparência.

Recentemente, a ADS disse na Assembleia que a demanda é grande e o recurso é pequeno. Contudo, recebi imagens do portal de transparência mostrando que apenas 4 (quatro) produtores tem empenhos da ADS em quase R$ 5 milhões para fornecer carne moída ao preço de R$ 44 reais o kg. No meu ponto de vista está totalmente fora dos objetivos do PREME.

Este espaço continua aberto para esclarecimentos, caso sejam necessários.

Abaixo, o desabafo de um produtor…de vários que recebo.

THOMAZ RURAL

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!

One thought on “AGRO familiar do AM continua esperando posicionamento da ADS e produção nas mãos dos atravessadores

  • junho 19, 2023 em 11:46 pm
    Permalink

    Infelizmente os recursos do programa que deveria atender os produtores rurais e agricultores familiares, está indo para as mãos de grandes empresários, que não tem nenhum compromisso com os agricultores. Todos os prejudicados por essa situação sabem e reconhecem seu esforço em defesa de seus interesses. Porém, àqueles que deveriam defender os interesses do povo, parecem estar estáticos e indiferentes ao assunto. Nós últimos anos a diretoria da ADS está muito próxima à ALEAM, proximidade famíliar, e nem isso leva a uma tomada de decisão favorável aos produtores rurais e agricultores familiares que se esforçam para se cadastrar e cadastrar suas entidades representativas – associações e cooperativas, mas dificilmente são beneficiados em suas cotas. Felizmente ainda tem o blog ThomazRural para chamar a atenção para essa injustiça com os nossos pequenos produtores.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!
%d blogueiros gostam disto: