Essa CANOA não desmata, não toca fogo na floresta, nem desvia recurso público, mas essa FOTO mostra como ainda vive quem preservou. Inaceitável!

Opinião do BLOG >

Essa deveria ser a FOTO OFICIAL de todo governo, das três esferas. Abriria mão apenas para regionalizar a imagem em razão da dimensão do Brasil. Quem sabe serviria para refletir e aplicar melhor o recurso público, sem desvios, sem esquemas. Penso que olhando para quem está debaixo desse guarda-chuva na canoa levaria para atitudes mais assertivas. Estamos na região mais importante do mundo, mas seu povo na miséria. Isso é muito injusto!

No Amazonas, estamos beirando os 60% de pobreza. Essa CANOA não desmata, não toca fogo e não vai ser responsável pela próxima pandemia, como disse determinada ONG de Manaus no momento eleitoral. Mas é essa CANOA que está pagando a CONTA do recurso que nunca chegou até ELES. Com essa floresta intacta nas mãos NUNCA fomos competentes para melhorar a vida dessa “CANOA”. Só termos bonitos (REDD+, CRÉDITO DE CARBONO, CONCESSÕES FLORESTAIS) nessas duas décadas que beneficiaram e beneficiam poucos.

Nessa “CANOA” não chegou o REDD+, CRÉDITO DE CARBONO, CONCESSÕES FLORESTAIS, muito menos o ZEE que é uma política ambiental ignorada por ambientalistas que ocuparam e ainda estão ocupando a área ambiental do Estado. Só não enxerga quem não quer ver. Vivo o setor há quase 40 anos.

Essa imagem deveria estar na mesa de todo gestor público das três esferas do executivo, do judiciário, legislativo e dos diretores das ONGs ambientalistas que só pensam na FLORESTA e se esquecem de quem está nessa CANOA. E quando recebem recursos financeiros, em especial do Fundo Amazônia, a menor parte vai para essa CANOA, ficando milhões para pagar salários de diretores, lideranças, “eventos” e um bolsa floresta miséria de 50 reais. Espero que a CPI mostre esses salários, e quanto foi para essa CANOA. Acredito em você senador Plínio Valério, único que está pensando nessa canoa, até agora.

Quando temos a oportunidade de mostrar a realidade dessa CANOA ao MUNDO na COP-30, porque da FLORESTA o satélite já mostra que temos 97% preservado, jogam contra, estrategicamente e muito erradamente tiraram o governador do estado mais preservado do mundo da última COP-27 deixando a COP 30 ir para o desmatado Pará. Além disso, estamos perdendo bilhões do BNDES que estão indo para estruturar BELÉM, até nos ônibus, para receber os convidados em 2025.

Abaixo da FOTO o crédito da imagem, que é de 2005. Vai fazer 20 anos. Mudou alguma coisa????????????????????????????????????

É sempre bom refletir no DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE!

THOMAZ RURAL

Família de caboclos remando canoa no Rio Maués-Açu, afluente do Rio Amazonas | Caboclos family rowing a canoe on the Maués-Açu River, affluent of the Amazon River LOCAL: Maués, Amazonas, Brasil DATE: 03/2005 ©Palê Zuppani

https://fotonatural.photoshelter.com/image/I0000E5zeu6Avfbk

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!

One thought on “Essa CANOA não desmata, não toca fogo na floresta, nem desvia recurso público, mas essa FOTO mostra como ainda vive quem preservou. Inaceitável!

  • junho 6, 2023 em 1:12 am
    Permalink

    Caro Thomaz esses créditos (REDD+, CRÉDITO DE CARBONO, CONCESSÕES FLORESTAIS), não vão resolver em definitivo os problemas dessa canoa. O que se precisa é de Governos sérios comprometidos com programas estruturais permanentes para desenvolver a região convivendo responsàvelmente com o meio-ambiente e garantindo a sua sustentabilidade!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!


%d blogueiros gostam disto: