Se assistirem esse video, tenho certeza que o governo estadual vai retirar o desconto de 6% na hora de pagar a subvenção estadual ao juticultor.

Opinião do BLOG >

Vendo essa matéria de hoje do GLOBO RURAL sobre nossa fibras de juta e malva, vendo nossos juticultores na batalha diária, fica muito fácil concluir que não faz sentido o governo estadual DESCONTAR 6% no momento que via pagar a SUBVENÇÃO ESTADUAL.

Levantei esse tema na última audiência pública (nenhum ambientalista, nenhuma ONG, estava lá para defender o juticultor) pedindo ao diretor da ADS que defendesse junto ao governo estadual a retirada dos 6%.

Tive a boa resposta de que já estava em andamento a retirada dos 6%, mas talvez fosse ficar em 2%.

Não vejo sentido os 2%, não fará falta ao estado, mas fará muita falta ao juticultor que produz fibras biodegradáveis que ensacam nosso café para o mundo.

A atividade do juticultor (que não quer sair da atividade pq é a de maior renda anual e não é perecível, tem como estocar) é penosa e de risco, mas ele quer continuar. Essa opinião em ouvi na zona rural de Manacapuru. Então, vamos tirar os 6%.

Bem, os 6% estão na LEI, então, penso que os 24 deputados estaduais não colocaram empecilho para modificar.

Bem, com relação a semente, enquanto avança o estudo da EMBRAPA, UFAM e SEPROR, o estado deveria tentar comprar pelo menos 10 toneladas de sementes.

Deveria também ter emenda parlamentar para as cooperativas envolvidas na atividade comprarem sementes.

Veja, abaixo, matéria do GLOBO, vendo as imagens tenho certeza que irão se sensibilizar e tirar os 6%. O governo federal não desconta um centavo sequer quando paga a subvenção federal.

Tenho dúvida se tem, mas se tiver do seringueiro, manejador do pirarucu e piaçabeiro, deveria retirar também. Não fará falta ao governo, mas será de grande utilidade a esses guardiões da floresta. Os que verdadeiramente mantém a floresta em pé.

É sempre justo lembrar que o atual governo estadual aumentou o valor da subvenção, incluiu o pirarucu de manejo, e vem pagando a subvenção anualmente, sem o atraso de 5 anos que aconteceu nos governos passados.

THOMAZ RURAL

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!
%d blogueiros gostam disto: