Este seminário de AGROECOLOGIA é importante, mas os temas que menciono não podem ficar de fora do debate. É renda direta no bolso do produtor rural, não pode ser ignorada…

Opinião do BLOG >

Alguns que ainda não me conhecem, não acompanharam minha vida profissional na CONAB/AM, não leram meus artigos no JC desde 2003 (quase 20 anos), nem o blog Thomaz Rural nos últimos 10 anos, pensam que eu defendo a MONOCULTURA no Amazonas. Defendo as 21, agora 22 cadeias prioritárias identificadas por técnicos do IDAM na gestão da dona Eda Oliva e Petrucio na SEPROR, lançadas no primeiro Plano Safra do Amazonas 20/21. Defendo sim a SOJA, MILHO e ARROZ no Sul do Amazonas com as tecnologias já existentes e que respeitam o meio ambiente, assim como defendo o EXTRATIVISMO e seu potencial no Amazonas.

Só não posso aceitar é ter milhões para o EXTRATIVISTA, para a AGROECOLOGIA por meio da PGPMBio (Política de Garantia de Preços Mínimos da Sociobiodiversidade) e nem governos, nem ONGs fazem chegar esse recurso no bolso do guardião da floresta. Só ano passado devolvemos aproximadamente R$ 40 milhões de subvenção federal. Isso precisa entrar em pauta em Seminários como este que vai acontecer em Manacapuru.

Outro assunto é o PRONAF AGROECOLÓGICO, precisa entrar em pauta. Qual a razão de ter esse instrumento de geração de renda e desperdiçarmos. Já divulguei os números.

Mais um assunto, o PRONAF FLORESTA, qual a razão de não andar no Amazonas?

Nesses seminários tem que ter abertura para esses temas que já tem programa, já tem recurso, inclusive desperdiçado, e que não avançamos. Tem alguns doutores do clima e ambiente que não querem que isso avance, e querem calar a voz de quem levanta esses assuntos em grupos de zap e fóruns.

Lógico que queremos alimentos saudáveis, mas como reduzir o uso de agrotóxicos se esse programa e políticas geradores de renda não fazemos chegar no bolso de quem está na floresta.

Por fim, seminários de agroecologia tem que pautar a falta do ZEE, o insignificante acesso à PGPMBio, falta de preço justo a produtos que sabidamente são orgânicos e não são pagos dessa forma. Acesso ao crédito dos PRONAFs agroecológicos, assim como um tabela de compras públicas de orgânicos com valor real, não agregando 30% em cima do convencional. Nada do que disse precisa de estudo, já existe, falta chegar no público alvo, mas tem uns que não querem que isso aconteça.

São sugestões de quem viveu durante 35 anos essas pautas.

De parabéns a UEA, FAPEAM e SEDECTI pela iniciativa. Acredito que minhas sugestões possam ajudar, porque tem alguns nomes que adoram falar em AGROECOLOGIA, mas esquecem de debater renda no bolso de quem preservou e preserva a floresta.

THOMAZ RURAL

http://www.fapeam.am.gov.br/seminario-apoiado-pelo-governo-do-amazonas-debate-sobre-agroecologia-e-sustentabilidade-em-manacapuru/

A primeira edição do Seminário de Agroecologia e Sustentabilidade na Amazônia ocorrerá nos dias 25 e 26 de maio, no município de Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus). O evento que recebe fomento do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), é promovido pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e visa reunir profissionais, produtores rurais locais e estudantes para debater temas gerais e da atualidade sobre o cenário da agroecologia.   

Uma série de ações estão programadas para ocorrer durante os dois dias de evento, que será realizado em formato híbrido (presencial e online), como palestras, mesas redondas e exposição de banners. A ação recebe fomento via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos (Parev), da Fapeam, edital Nº 002/2022.  

Os interessados em participar podem fazer a inscrição para a modalidade online, por meio do link: https://www.even3.com.br/i-seminario-de-agroecologia-e-sustentabilidade-na-amazonia-330520/.  

A agroecologia é a ciência que fornece princípios ecológicos básicos para o estudo e tratamento de ecossistemas produtivos, visando um ambiente sustentável, justo e economicamente viável. 

Fapeam-Seminário de Agroecologia e Sustentabilidade na Amazônia- Foto-Divulgação

Um dos temas a serem discutidos será a importância da produção agroecológica para a promoção de um ambiente produtivo e ao mesmo tempo sustentável, buscando contribuir para redução do uso de agrotóxicos, desmatamento acelerado e desequilíbrio ambiental.   

Para a coordenadora do evento, a doutora em Biotecnologia, Raquel Correa, da UEA, campus Manacapuru, o evento irá permitir a troca de informações nas áreas de ciência e tecnologia, no que se diz respeito à produção animal e vegetal, com princípios agroecológicos, assim como a formulação de novas estratégias que poderão ser úteis para elaboração de políticas públicas, visando o bem-estar ambiental e social.  

“Esperamos que as divulgações de pesquisas científicas contribuam para atualização de profissionais e produtores presentes”, destaca Raquel Correa.  

Parev

O edital apoia a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, sediados no estado do Amazonas, relacionados à ciência, tecnologia e inovação como congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho, visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.  

“A Fapeam mais uma vez oportuniza a realização de um grande evento de importância científica e tecnológica no interior do estado. Por meio da fundação, a atualização científica tem chegado às cidades do interior. Essa ação valoriza estudantes e profissionais do estado, além de divulgar as pesquisas realizadas”, finalizou a pesquisadora.  

Por: Esterffany Martins/Decon Fapeam

Arte divulgação

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!


%d blogueiros gostam disto: