Técnicos de 25 municípios do AM participam de curso sobre mandioca

https://www.embrapa.br/en/busca-de-noticias/-/noticia/80630270/tecnicos-de-25-municipios-do-am-participam-de-curso-sobre-mandioca

Photo: Síglia Souza

Com a participação de técnicos de extensão rural de 25 municípios do Amazonas , a Embrapa Amazônia Ocidental e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) realizam o curso Boas Práticas Agrícolas do Cultivo, Processamento e Beneficiamento da Mandioca no Amazonas. O curso conta com uma ampla programação técnica que acontece de 15 a 26 de maio, reunindo 33 subtemas que incluem desde preparo do solo, técnicas de cultivo,  mecanização, formas de beneficiamento, tecnologias disponíveis, aspectos socioeconômicos e oficinas de processamento de mandioca, dentre outras abordagens. O objetivo do curso é contribuir na capacitação dos técnicos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) do Idam com informações sobre as tecnologias e inovações da cultura da mandioca, a fim de fortalecer essa cadeia produtiva no Amazonas.

A maioria dos agricultores familiares no Amazonas cultivam mandioca. Entretanto a produtividade é baixa e um dos motivos é a pouca utilização das tecnologias e orientações de manejo disponíveis para essa cultura. A produtividade média obtida nos cultivos de mandioca no Amazonas atualmente é de 11,4 toneladas. “A gente sabe que utilizando algumas tecnologias que Embrapa recomenda pode dobrar essa produtividade e com esse curso se quer aumentar o alcance de tecnologias pelos técnicos para que repassem aos agricultores para melhorar a produtividade”,  informa a gerente de produção vegetal do Idam, Anecilene Buzaglo, acrescentando que foram priorizados para o curso técnicos ingressos no mais recente concurso e de regiões mais distantes da capital que atuam em municípios produtores de farinha e de outros derivados da mandioca. “Pelo potencial que a cultura tem, estamos muito aquém e queremos levar as tecnologias para aumentar a produtividade, para aumentar a receita do produtor”, afirma o técnico do Idam, Selmo Andrade, coordenador do projeto prioritário da mandioca que envolve 40 municípios amazonenses. Ele reforça que embora a cultura da mandioca seja reconhecida por agricultores e técnicos há muitas lacunas de conhecimento em diversas fases do cultivo ao beneficiamento. “Às vezes você pensa que conhece sobre a cultura, mas quando pára pra fazer um curso como esse, que envolve da parte  fitotécnica até o beneficiamento, você percebe que tem pouco conhecimento e pode aprender muito”, ressalta. “O produtor pensa na farinha, mas existem mais de 40 itens que podem ser produzidos com mandioca, e aí pode envolver as mulheres, os jovens , a família inteira para produzir tanto farinha  ou outros produtos e agregar valor a mandioca para que melhore a qualidade de vida lá na ponta”, observa Andrade.

Na abertura do curso, o chefe-geral da Embrapa Amazônia Ocidental, Everton Cordeiro, destacou que esse curso traz uma grande oportunidade de conhecimento com profissionais de referência nacional em relação à cultura da mandioca e que isso se viabiliza sobretudo por meio de parcerias.  O curso é uma realização do Idam e da Embrapa Amazônia Ocidental. As aulas são ministradas por pesquisadores da Embrapa Amazônia Ocidental (AM), da Embrapa Mandioca e Fruticultura (BA), da Embrapa Arroz e Feijão (GO), além de profissionais do Idam.

As atividades acontecem parte no Idam e na Embrapa Amazônia Ocidental, com atividades práticas em seus campos experimentais do Km 29, em Manaus, e do Caldeirão, em Iranduba. O curso conta ainda com apoio do Instituto Federal do Amazonas, para atividades em sala de agroindústria.

Os subtemas abordados no curso são os seguintes: Cadeia agroindustrial da mandioca: situação atual, perspectivas de mercado e desafios;  Cultura da mandioca: tecnologias e custos de produção; Aspectos socioeconômicos da mandioca no Amazonas;  Boas práticas na produção e melhoria na qualidade de farinha; Características químicas e físicas dos principais solos amazônicos;  Manejo e conservação de solos; Coleta e amostragem de solos para análise de fertilidade; Adubação e calagem; Produção de manivas-sementes; Análise e interpretação de resultado de análise de solos; Manejo integrado de inseto-praga; Cultivo da mandioca no Amazonas;  Preparo de área para implantação da mandioca;  Cultivares, seleção e preparo do material de plantio de mandioca no Amazonas;  Plantio e manejo da cultura da mandioca;  Colheita e pós-colheita da mandioca; Trio da produtividade; Controle de plantas daninhas na cultura da mandioca; Operação e manutenção das máquinas e implementos agrícolas; Regulagem dos implementos agrícolas; Operações agrícolas: roçagem, aração e gradagem; Seleção e demarcação de área para plantio; Implantação manual e mecanizada da cultura da mandioca; Oficina de produção de farinha ova; Oficina de produção de farinha mista; Oficina de produção de farinha seca;  Histórico e versatilidade de uso da mandioca;  Oficina Beijus coloridos; Compostos cianogênicos presentes na mandioca e o processamento como forma de Eliminação; Processamento de mandioca de mesa (macaxeira minimamente processada, congelada, pré-cozida e congelada – palito ou pedaços, chips, elaboração de massa para salgado);  Embalagem e rotulagem dos produtos de mandioca;  Padrões de identidade e qualidade da farinha e fécula; Oficina Processamento mínimo de macaxeira (massa, pedaço, cilindros) congelada, pré-cozida e congelada (palito e pedaço); Oficina Macaxeira chips e elaboração de massa para salgado.

Para detalhamento da programação e nome dos profissionais que ministram cada tema, acesse aqui

Síglia Souza (Mtb 66/AM)
Embrapa Amazônia Ocidental

Press inquiries
[email protected]
Phone number: (92) 3303-7852

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!


%d blogueiros gostam disto: