Soja cresce 47% no Amazonas, mas ainda ocupamos o sexto lugar na Região Norte. Nossa ALEAM precisa visitar Roraima, Rondônia e Pará para destravar nosso Estado

Continua após a publicidade..

A produção de SOJA no Amazonas está crescendo em 47,4% entre as safras 21/22 e 22/23. Saímos de 13,5 mil toneladas para 19,9 mil toneladas. Na Região Norte, nossa produção supera apenas a do Amapá.

Apesar de estar no mesmo bioma, Rondônia produz 84 vezes a mais do que o Amazonas. O Pará produz `144 vezes a mais do que o Amazonas. Roraima também é superior ao Amazonas.

Continua após a publicidade..

Aqui é outro ponto em que a ALEAM poderia ajudar. Esses estados estão muito mais desmatados do que o Amazonas, mas foi pelo Amazonas, pelo Sul, que a operação do IBAMA começou, ou seja, pelo estado que tem 97% de suas florestas preservadas. É preciso uma atenção em especial ao Sul do Amazonas.

É preciso ter uma comissão da ALEAM indo até RR, RO e PARÁ. Nem falo Tocantins. Agindo assim estarão contribuindo com o nosso produtor rural, com a nossa soberania e segurança alimentar, com emprego, com renda e destravando o crédito rural. Em síntese, movimentando a economia do interior do Amazonas onde o PIM/ZFM nunca chegou.

Estarão contribuindo para destravar o AM com a sustentabilidade que a EMBRAPA já tem, e sabe o caminho.

Continua após a publicidade..

Nem os créditos do PRONAF agroecológico andam no Amazonas. Sem crédito não tem produção rural, sem salário, o servidor público não paga as contas. É a mesma coisa.

Contudo, para receber salário basta o CPF e contrato, não precisa de ZEE, RF, nem LA, imprescindíveis para acessar o maioria dos créditos disponíveis.

Os dados são oficiais, de responsabilidade da CONAB. Estão no site da CONAB. Bom ressaltar que a safra 22/23 já fechou.

Continua após a publicidade..

THOMAZ RURAL

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!


%d blogueiros gostam disto: