Wilker Barreto acertou em cheio ao homenagear a EMBRAPA. Órgão público acima de qualquer partido e/ou ideologia.

Continua após a publicidade..

Agradeço ao Everton pelo convite e, também, a amiga jornalista Maria José Tupinambá pelo texto abaixo. Estaremos lá!

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) faz 50 anos em 2023. Para homenagear e reconhecer as contribuições da instituição, a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) promoverá Sessão Solene, dia 5 de maio de 2023 (sexta-feira), às 13h, com a presença de dirigentes, empregados, parlamentares e representantes de instituições parceiras. Proposto pelo deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania, AM), o evento vai enfatizar a importância da instituição para o desenvolvimento da agricultura no Estado.

Continua após a publicidade..

Diversos eventos alusivos aos 50 anos da Embrapa estão sendo promovidos ao longo do ano, em Brasília onde está situada a sede da empresa e nas 43 Unidades Descentralizadas distribuídas pelo Brasil. Diversos produtos e serviços tecnológicos fazem estão sendo lançados e disponibilizados à sociedade brasileira.

Nesses 50 anos, a Embrapa contribuiu no Amazonas com resultados de pesquisa em piscicultura, culturas alimentares (mandioca, milho e feijão), plantas medicinais, cupuaçuzeiro, seringueira, guaranazeiro, bananicultura, citricultura, olericultura (hortaliças), dendê, sistemas agroflorestais, silvicultura e manejo florestal sustentável, agricultura sem queima e Integração lavoura pecuária e floresta, dentre uma diversidade de assuntos relacionados à pesquisa agropecuária na região.

A Sessão Solene na Aleam é um evento que o Poder Legislativo realiza para grandes comemorações ou homenagens especiais, ou, ainda, recepção de altas personalidades. Outras sessões ocorrerão em Câmaras Municipais do Amazonas, começando por Maués, dia 10/5 a partir das 9h, com a presença de representantes de instituições locais e do chefe-geral da Embrapa Amazônia Ocidental, pesquisador Everton Rabelo Cordeiro. A proposta foi apresentada pelo presidente da Câmara de Maués, vereador Rodrigo Corrêa Bentes (PSC).

Continua após a publicidade..

As comemorações do cinquentenário teve início dia 19/4, com o evento interno direcionado aos empregados, com a transmissão de mensagem da Diretoria a todos os seus 7.791 empregados.

No Amazonas, haverá várias atividades alusivas aos 50 anos, enfatizando a importância da Embrapa para o desenvolvimento da agricultura no Amazonas. Serão lançadas quatro tecnologias que estarão disponibilizadas ao setor agropecuário: Nova variedade de mandioca para cultivo no Amazonas, que já vem sendo testada em áreas de produtores rurais com ótimo desempenho agronômico; o aplicativo CronosPlantio, com orientações para apoiar o manejo da banana e do guaraná no Amazonas (está disponível na loja da Embrapa na Google Play) e dois testes de sexagem de tambaqui e pirarucu que vão auxiliar os piscicultores no momento da criação dos peixes.

Maria José Tupinambá Lira (114 DRT-AM)
Embrapa Amazônia Ocidental

Contatos para a imprensa
[email protected]
Telefone: (92) 3303-7898

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



%d blogueiros gostam disto: