Opinião do BLOG >
É muito gol contra o cultivo no Amazonas!
É a comprovação claríssima de que estamos realmente travados para produzir no Amazonas. Cadê a SEDECTI? A ADS? Cadê a SEMA? Não cobro a SEPROR, o IDAM, porque já tem as cadeias produtivas prioritárias bem definidas com a equipe técnica desde a gestão da querida dona Eda Oliva. Ela sabe que até me emocionei quando vi o trabalho finalizado pela equipe técnica.
A matéria abaixo mostra que a empresa BBF vai beneficiar aqui, em Manaus, até cita ZFM, logicamente por questões de benefícios fiscais. Ótimo, nada contra!
Mas na matéria diz que eles vão produzir o CACAU em Roraima e no Pará. Aí é brincadeira!
Quer dizer que aqui só para beneficiar, cultivar só nos vizinhos. A SEDECTI tem que correr atrás da BBF e mostrar que pode e deve produzir aqui. A Embrapa, Idam, Ceplac já sabem como fazer em nossas terras.
A ADS tem sair das feiras e procurar convencer empresas a ficar aqui, plantar e beneficiar no Amazonas. Não é uma agência de desenvolvimento sustentável?
A matéria fala que a BBF tem um acervo que prevê “iniciativas ambientais”. Cadê a SEMA? Mostrar que tem como produzir aqui sustentavelmente, ou prefere que ONGs façam isso?
Assim fica difícil, mas jamais perder a esperança!
THOMAZ RURAL

Um comentário sobre “Não entendi! Beneficia aqui por causa da ZFM, dos incentivos, mas cultiva o cacau no Pará e em Roraima. Isso está muito errado…”
O cultivo de Dendê em larga escala, é um dos piores equívocos de restauração florestal – Dendê tem mínima evapotranspiração!
Milho, ainda é pior!
Cuidado SAF não é Sistema Agro-Florestal, mas, significa “Sustainable Airplane Fuel” – tudo, menos sustentável!
– não é por aí