Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública para reinstalar Frente Parlamentar do Cooperativismo

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou, nesta segunda-feira (24), a pedido do deputado Adjuto Afonso (União Brasil), a cerimônia de reinstalação da Frente Parlamentar do Cooperativismo do Estado do Amazonas (Frencoop-AM), reunindo cooperativas e cooperados do estado, além de debates sobre as demandas do segmento. Adjuto Afonso disse que o cooperativismo só cresce no Amazonas e é preciso expandir a atuação das cooperativas e também a quantidade, principalmente no interior. “Estamos reinstalando a Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo e teremos debates com vários tipos de cooperativas, pois isso é muito importante. O cooperativismo está crescendo muito no Amazonas e precisa de apoio e direcionamento. Frente à dificuldade de empregos no Brasil, o cooperativismo é a solução. No interior temos várias cooperativas, especialmente no setor primário. É preciso ter menos burocracia e mais acesso ao crédito, para continuarmos crescendo”, defendeu.

Estiveram reunidos no Auditório Belarmino Lins representantes de diversas entidades do cooperativismo, como a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB-AM), as Cooperativas dos Educadores de Trânsito do Amazonas (Coopetram), de Crédito de Livre Admissão de Associados de Manaus (Sicoob-Uniam), dos Garimpeiros da Amazônia (Coogam), dos Taxistas Golfinho, dos Aquicultores do Amazonas (Coopaquam), representantes de órgãos públicos como as Secretarias de Estado de Educação (Seduc), de Produção Rural (Sepror), de Meio Ambiente (SEMA), de Ciência e Tecnologia (Secti), além da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), além de vereadores de Manicoré, Novo Aripuanã e Lábrea.

O presidente do Sistema OCB-AM, José Merched Chaar, agradeceu a oportunidade e afirmou que, mesmo com as dificuldades, as cooperativas seguem o trabalho.

“Nós estamos atravessando um momento difícil, saímos de uma pandemia que teve um impacto financeiro em todos. Agora estamos diante de uma nova situação, com o aumento de preços de insumos. Diante de tantas dificuldades, é preciso união”, afirmou.

Com uma programação que iniciou às 9 horas e seguiu até 11h30min, a Audiência Pública realizou diversas mesas redondas para que os presentes debatessem as demandas do segmento.

As mesas realizadas foram: Demandas do Cooperativismo de Trabalho, Produção de Bens e Serviços, Demandas do Cooperativismo de Crédito, Demandas do Cooperativismo de Transporte, Demandas do Cooperativismo Agropecuário, Demandas do Cooperativismo de Saúde e Impasses no Licenciamento Ambiental na Mineração.

Frencoop

Os objetivos da Frente Parlamentar do Cooperativismo do Estado do Amazonas (Frencoop-AM) são de apoiar e defender os ideais do Sistema de Cooperativas Brasileiro; promover a integração entre o Legislativo e o Sistema Cooperativista e Associativista; trabalhar em parceria com os órgãos representativos dos membros das Cooperativas e Associações e, entre outros, fomentar a economia do Amazonas.

OCB

A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) é a entidade que representa e defende os interesses do cooperativismo brasileiro.

Fundada em 1969, a OCB tem como objetivo fortalecer as cooperativas e promover o desenvolvimento sustentável do setor, por meio da representação institucional, da prestação de serviços e da capacitação de gestores e cooperados.

A OCB atua em diversas áreas, como agronegócio, crédito, saúde, transporte, entre outras, e busca fomentar a intercooperação e a integração do cooperativismo brasileiro com o mercado internacional.

A entidade também trabalha em parceria com outras organizações nacionais e internacionais para promover o desenvolvimento do cooperativismo em todo o mundo. Com sua atuação, a OCB contribui para o fortalecimento do setor cooperativista e para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

Cooperativismo

O cooperativismo é um modelo de organização social e econômica que busca unir indivíduos em torno de interesses comuns, permitindo que eles cooperem entre si e compartilhem os benefícios de suas atividades.

As cooperativas são formadas por pessoas que se unem voluntariamente para satisfazer suas necessidades e aspirações econômicas, sociais e culturais em comum. Elas são gerenciadas de forma democrática e autônoma, e visam não apenas ao benefício de seus membros, mas também ao desenvolvimento sustentável de suas comunidades.

O cooperativismo é um importante instrumento de inclusão social e de promoção da justiça econômica, pois permite que as pessoas trabalhem juntas para alcançar objetivos que seriam inatingíveis individualmente.

Por Diretoria de Comunicação da ALEAM

24.ABR.2023 14:37h

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!


%d blogueiros gostam disto: