Sistema SEPROR apresenta ações na agricultura indígena em seis municípios em 2022 durante Conferência Estadual

Continua após a publicidade..

A Secretaria Estadual de Produção Rural do Amazonas (Sepror) participou da Conferência Estadual das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas, com uma palestra sobre o tema “Apoio à Produção e Iniciativas Produtivas”, proferida pelo engenheiro da Sepror, Eduardo Rizzo, da Coordenação do Programa de Agricultura Indígena. Em 2022, com a participação indígena em editais de comercialização de alimentos, o Governo do Amazonas apoiou o acesso à comercialização de mais de R$ 800 mil em produtos alimentícios em seis municípios. O evento aconteceu, nesta terça-feira (18/04), no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, à avenida Silves, 2222, bairro Crespo.

Segundo Eduardo Rizzo, “a proposta é o Sistema Sepror levar aos indígenas acesso às políticas públicas do setor primário, assim como assistência técnica e extensão rural diferenciados de acordo com a realidade de cultural de cada povo, por meio de um Programa de Agricultura Indígena que implementa uma política de apoio à produção rural com princípios de apoio da soberania alimentar e o etnodesenvolvimento, valorizando recursos naturais, sistemas de organização social e práticas, saberes e tecnologias locais”.

Continua após a publicidade..

Eduardo Rizzo explicou que o programa prevê em suas diversas ações, o fornecimento de equipamentos para dinamização da agricultura indígena, de apoio à produção que venham atender as necessidades dos povos indígenas sem interferir em suas práticas comuns, acesso a sistemas de compras institucionais, ao programa estadual de merenda regionalizada e apoio na aquisição.

O Programa de Agricultura Indígena da Sepror atuou em seis municípios em 2022: São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro, Atalaia do Norte, Tabatinga, Lábrea e Boca do Acre.

FOTOS: Divulgação / Sepror

Continua após a publicidade..

Contato para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror):Mayana Tomaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



%d blogueiros gostam disto: